"Adoro limpar, adoro sujidade." Nas redes sociais, "cleanfluencers" como Auri Kananen oferecem conselhos a milhões de seguidores sobre como transformar um casebre num palácio imaculado.
Auri, uma finlandesa de 28 anos, mostra o interior de um apartamento cheio de lixo para a câmara. No meio dos escombros, pega uma fatia de pizza duvidosa e cheia de insetos.
Com um sorriso, a jovem percorre o planeta em busca das “casas mais sujas”.
No apartamento de Helsínquia, o chão está tão sujo e cheio de restos de comida que é quase impossível andar.
"Geralmente, os moradores sofrem de problemas de saúde mental ou sofreram uma tragédia", disse à AFP a jovem finlandesa.
Neste caso, trata-se de um jovem depressivo cujo irmão sofre de esclerose múltipla. Condições de vida difíceis que a jovem finlandesa entende, pois também passou por um período de depressão.
Nos comentários que acompanham os seus vídeos, os seguidores agradecem pela ajuda e por não julgar quem está nessas situações.
Limpeza TikTok
Os vídeos beneficiaram com a ascensão do TikTok e desfrutam de grande popularidade há vários anos. E cada vez mais usuários inspirados decidem publicar o seu próprio conteúdo.
Os seguidores tendem a ser jovens "millennials" e mulheres, assim como pessoas que acham difícil encontrar motivação para limpar as suas casas.
Sob o nome de "Cleanwithabbi", Abigail, 27, faz parte desses faxineiros ultrapopulares com milhões de seguidores.
A mãe solteira de dois filhos, que prefere não revelar o sobrenome por motivos familiares, é filmada na sua casa de tijolos vermelhos em Huyton, perto de Liverpool.
“Estava a ver vídeos e pensei: 'é o que eu faço em casa, então só preciso de gravar'”, recorda.
Os seus vídeos tornaram-se numa fonte de rendimentos. Patrocinada por marcas cujos produtos usa, conseguer ganhar entre 670 e 1120 euros por vídeo.
A sul dali, Ann Russel aborda os vídeos do TikTok de maneira diferente. Esta faxineira de 59 anos responde às perguntas dos seus utilizadores numa poltrona colocada junto a uma lareira.
Para tirar marcas de uma mesa de madeira sem tocar no verniz, ela recomenda álcool isopropílico. "Mergulhe um cotonete e esfregue suavemente", sugere. "Se ninguém te explicar, como vais saber o que fazer?"
Na sua opinião, o segredo do sucesso deste tipo de vídeo pode ser explicado pela sensação de "satisfação" que eles produzem. "Isso dá às pessoas uma sensação de controle. Como elas estão no controle das suas vidas pessoais, sentem-se melhor no mundo exterior", sugere.
Comentários