Quase 11 meses após o anúncio da votação, a cidade de Asbestos, Quebec, ganhou um novo nome. Quase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade compareceram a uma votação organizada num estacionamento em meados de outubro, e o novo nome da cidade foi revelado, na segunda-feira. A cidade, anteriormente conhecida como Asbestos, chama-se agora Val-des-Sources.

A cidade cresceu inicialmente a partir do desenvolvimento de uma mina de amianto descoberta em 1897 e daí deriva o seu nome: Asbestos significa amianto. Durante décadas, a cidade prosperou através da mineração desse mineral. O amianto é uma substância que, embora natural, é muito tóxica, tendo sido proibido no Canadá em 2018 e na União Europeia desde 2005.

A decisão de mudar o nome da cidade foi tomada em novembro de 2019, já que as conotações negativas associadas ao nome atrapalham os empreendimentos turísticos e de negócios. As quatro propostas originais foram reveladas em setembro de 2020: Apalone, Jeffrey, Phénix e Trois-Lacs. No entanto, as reações não foram positivas a nenhuma delas.

A nova formação de seis nomes, com uma inclinação decididamente mais francófona, foi revelada em 2 de outubro: L'Azur-des-Cantons, Jeffrey-sur-le-Lac, Larochelle, Phénix, Trois-Lacs e Val-des-Sources.

Val-des-Sources, que significa "Vale das Fontes" e faz referência à localização da cidade próxima às nascentes de três lagos, foi o nome vencedor com 51,5% dos votos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.