A aldeia mais bonita de França em 2021 foi anunciada no programa de televisão Village Préféré des Français, na France 3, apresentado por Stéphane Bern. Sancerre, no departamento de Cher, é oficialmente a aldeia mais bonita de França, tendo sido escolhida através dos votos dos telespectadores.

Os amantes do vinho provavelmente já conhecem Sancerre, localizada no topo de uma colina, famosa por uma conhecida vinícola com o mesmo nome que produz vinhos brancos a partir de uvas sauvignon sob a designação AOC Sancerre (Appellation d'origine contrôlée), sendo uma das regiões vinícolas mais antigas de França. Além do vinho, existe outra Denominação de Origem Controlada na região: o queijo de cabra Crottins de Chavignol.

Além disso, o seu património histórico é um espetáculo a não perder: um campanário construído em 1509, uma torre feudal do século XIV, mansões do século XVII, um castelo rodeado de vinhas ... Há muito para descobrir em Sancerre.

Esta é a primeira vez, desde a criação do concurso em 2012, que uma aldeia da região do Centro-Val de Loire vence o este prémio, que no ano passado foi para a aldeia de Hunspach, no departamento de Baixo Reno. Les Plus Beaux Village de France é a associação encarregada de promover estes municípios desde 1982. Atualmente, conta com cerca de 159 membros, incluindo aldeias e antigas vilas espalhadas por 70 departamentos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.