A campanha visa aumentar a visibilidade de Vilnius e posicionar a cidade como uma opção interessante para a geração milénio (entre os 18 e os 35 anos), que habitualmente procura destinos turísticos alternativos.

A ideia é despertar a imaginação desta geração e apresentar Vilnius, um destino ainda pouco conhecido, como uma alternativa para uma escapadinha na Europa. Daí o slogan brincalhão: "O Ponto G da Europa. Ninguém sabe onde fica, mas quando o encontra, é incrível".

A campanha apresenta-se com publicidade exterior (em forma de cartazes), digital e nas redes sociais. No site Vilniusgspot.com há um questionário que permite aos visitantes gerar um mapa personalizado da cidade.  Este mapa interativo inclui locais de interesse específicos, elaborado de acordo com as respostas dos utilizadores.

As atrações na cidade vão desde os locais mais tradicionais, como o centro histórico de Vilnius, considerado Património da Humanidade pela Unesco, a belos jardins botânicos e experiências cosmopolitas associadas a uma moderna escapadinha na Europa, que inclui passeios para conhecer a cerveja artesanal, mercados de rua gastronómicos e concertos ao ar livre.

A campanha publicitária, com um toque de humor, foi criada por estudantes universitários lituanos que procuravam chamar a atenção internacional para a cidade e o seu potencial como um destino alternativo na Europa.

"Poucas pessoas sabem onde fica Vilnius, mas quando visitam, apaixonam-se pela cidade. Esta percepção surgiu após algumas conversas com visitantes internacionais, e foi assim que tivemos a ideia de que Vilnius é sinónimo da teoria do Ponto G - ninguém sabe onde está, mas quando o descobrem, ficam muito satisfeitos!", afirmou em comunicado Jurgis Ramanauskas, um dos estudantes criadores da campanha.

Já o presidente de Câmara de Vilnius, Remigijus Šimašius comentou: "Quando dou as boas-vindas aos visitantes internacionais de Vilnius, sejam investidores, jornalistas ou representantes de delegações oficiais, muitas vezes me dizem que, ao chegar à capital da Lituânia, as suas primeiras impressões superam em muito as suas expectativas. Por um lado, esta avaliação é muito agradável de ouvir, mas, por outro, indica que a percepção de Vilnius precisa de ser dramaticamente melhorada para corresponder à realidade".

No entanto, no último ano a cidade tem vindo a dar nas vistas internacionalmente. A Lonely Planet incluiu Vilnius na lista "Melhor da Europa", onde apresenta os 10 destinos mais promissores e a visitar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.