Foto de Cambridge por Chris Boland
Ao começar um novo capítulo noutro país, procurar uma comunidade que nos é familiar pode ser uma ótima forma de integração numa nova cultura, enquanto temos um pedacinho de casa perto o suficiente para evitar as saudades de casa. Com base nos idiomas mais falados e que mais crescem no mundo, o estudo da aplicação de aprendizagem de idiomas Preply revela onde se encontram as maiores diásporas por idioma, apresentando assim o melhor ambiente comunitário.
Para 45 grandes cidades do Reino Unido, a pesquisa leva em consideração o número de falantes por idioma, o número de comodidades nativas (restaurantes, mercearias, centros comunitários), o número de instituições de ensino de idiomas e a sua classificação média.
Embora Londres continue a ser o lar da maioria dos falantes de português, com base na comunidade mais ampla e nos fatores de aprendizagem de línguas, o estudo revela que é Cambridge a ‘Melhor para a comunidade portuguesa’.
Cambridge é o principal hotspot do país para a comunidade portuguesa, em grande parte devido ao fato de ser a segunda cidade onde mais se fala português, com 0,94% de cada 100.000 residentes a falarem português. Cambridge também possui a quarta melhor escolha de comodidades nativas portuguesas per capita.
Além de ostentar o segundo maior número de falantes de português e uma grande variedade de comodidades nativas (per capita), a pontuação alta de Cambridge também se deve às suas instituições de ensino de idiomas. A cidade ocupa o 2º lugar (superada apenas por Oxford), com 48 escolas, todas com classificação média de 4,79.
Enquanto Ipswich, Oxford e Reading seguem Cambridge em segundo e terceiro lugar, respectivamente, Londres ocupa apenas o 16º lugar para “comunidade portuguesa geral”. Embora Londres tenha a maior quantidade de falantes de português (1 em cada 100.000 habitantes), a capital do Reino Unido é carente de amenidades nativas, ficando em 24º, com apenas 1,8 comodidades portuguesas por 100.000 habitantes.
Os restantes dez principais hotspots para a comunidade portuguesa incluem Manchester, Nottingham, Hertford, Newcastle upon Tyne, Bedford, Cardiff, Exeter e Leicester. As localidades menos ricas na comunidade portuguesa são Hereford, Carlisle e Carmanthen (País de Gales).
Comentários