O Safe Travel Barometer é a solução mais abrangente do mundo para monitorizar e comparar iniciativas de fornecedores na indústria de viagens, turismo e hospitalidade para o mundo pós-COVID. O seu mecanismo de classificação considera medidas de segurança e padrões de higiene em todos os pontos de contato da viagem.

O ranking foi lançado em 2020 para monitorizar as medidas globais de saúde e segurança dos passageiros, iniciativas de facilidade dos passageiros e a experiência geral que influencia a tomada de decisão e a viagem real no novo normal. O Safe Travel Score é uma iniciativa de classificação COVID-19 pioneira no setor, criada após a recuperação da pandemia.

A Emirates lidera o ranking global de segurança em viagem. A companhia aérea, estabeleceu padrões de segurança líderes do setor desde a retoma das suas operações em maio, liderou a classificação com uma ‘Pontuação de Viagem Segura’ de 4,4 de 5,0 entre mais de 230 companhias aéreas avaliadas em todo o mundo.

Quanto às companhias aéreas portuguesas, há duas que foram classificadas neste ranking: a Tap Air Portugal e a Azores Airlines, com uma pontuação total de 3.8 e 2.9 respetivamente.

A pontuação é baseada numa auditoria independente de 26 parâmetros de saúde e segurança avaliando protocolos de segurança, conveniência do passageiro e excelência do serviço anunciados pelas companhias aéreas.

Estas são as 10 companhias aéreas mais seguras do mundo:

No que diz respeito aos aeroportos, os cinco mais seguros em tempo de pandemia são o aeroporto de Heathrow, Aeroporto Internacional do Dubai, Aeroporto Internacional de Hamad, Aeroporto Internacional de Abu Dhabi e Singapore Changi.

Estes aeroportos adotaram medidas de segurança ao nível da higiene, como sistema de bagagem e quiosques de check-in contactless, disponibilização de máscaras de proteção ao viajante, testes COVID-19 nas chegadas, entre outras.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.