
"Temos crescido sempre a dois dígitos nos principais indicadores da atividade turística", disse José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, na BTL – Better Tourism Lisbon, que estará patente no recinto da FIL, em Lisboa, até ao próximo domingo.
No stand açoriano, um dos que suscitou maior curiosidade entre os visitantes, decorreu uma série de apresentações marcantes para o turismo da região, sendo frequentemente sublinhada a preocupação com a sustentabilidade ambiental, social, económica e até cultural. A certificação de produtos, dos serviços disponibilizados e o reforço da notoriedade da marca ‘Açores’ “têm sido decisivos para o crescimento registado, num setor que alavanca a economia local e que tem o efeito de arrastar outros setores da economia”, disse José Manuel Bolieiro.
Um dos grandes desígnios da região é alargar este período áureo a todo o território do arquipélago. ‘Açores – Turismo Todo o Ano e em Todas as Ilhas’ é o projeto que os responsáveis regionais do setor estão a desenvolver “para descentralizar a visitação e esbater a sazonalidade, criando oferta atrativa e estruturada em todas as ilhas”, salientou Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
Veja o mais recente vídeo de promoção turística dos Açores.
Para o crescimento dos números em algumas zonas de baixa densidade muito contribuiu a criação da "Tarifa Açores", “que impulsionou imenso o turismo interno, levando muitos açorianos a conhecerem ilhas do seu arquipélago que nunca tinham visitado”. Outro fator de destaque é o reforço da conetividade aérea, sendo que neste momento já voam 12 companhias internacionais para as ilhas e as nacionais – TAP e SATA – têm reforçado o número de voos e alargado o número de aeroportos de destino.
Campanhas sazonais, captação de eventos internacionais e nacionais, incentivos aos operadores turísticos, desenvolvimento de eventos regionais que enalteçam o património cultural, monumental e iconográfico são alguns dos trunfos para que a atividade turística na região se desenvolva durante todas as estações do ano. Isto porque “todas as ilhas têm oferta assinalável nos segmentos de turismo aventura, natureza, welness e gastronomia”, acrescentou Berta Cabral.
Os dados do ano transato indicam que o arquipélago teve mais de 4,2 milhões de dormidas, mais de 187 milhões de euros de proveitos na hotelaria e 18 milhões de euros no turismo em espaço rural, ultrapassando a fasquia dos 200 milhões de euros de receita. Isto num ano em que a região foi certificada como "Destino Sustentável", também com o "1.º Nível de Ouro", pela entidade EarthCheck, renovando igualmente o título de "Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo".
Cultura e Bio-Região
A apresentação de "Ponta Delgada - Capital Portuguesa da Cultura", em 2026, e da "Primeira Bio-Região dos Açores", constituída pelos municípios do triângulo, foram outros dos pontos altos. Falou-se de cultura numa sessão que contou com o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, a fadista e comissária do evento, Kátia Guerreiro, a Diretora Regional da Cultura, Sandra Garcia, e o presidente do Visit Azores, Luís Capdeville Botelho, tendo sido colocada a tónica na criação de novos públicos, com um olhar muito particular para levar a cultura até às faixas etárias mais jovens.
Com um investimento de cinco milhões de euros, o evento será uma oportunidade para aumentar o prestígio da cidade e da região, mantendo a atividade cultural e turística ao longo de todo o ano.
As Ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial) preparam-se para ser a primeira "Bio-Região dos Açores", com tudo o que isso significa no sentido de reforçar o epíteto de “Região Sustentável” ao nível de ouro e de destino de excelência. A decisão deve ser conhecida na próxima semana, mas Luís Silveira, presidente da Associação de Municípios do Triângulo, não tem dúvidas de que a região integrará a lista das 1300 bio-regiões do mundo, lembrando que “existem milhões de turistas que determinam o seu destino levando em conta territórios que preservem a autenticidade e genuinidade dos seus produtos”.
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