Quem não gosta de conduzir conhece aquela ligeira ansiedade de ter de realizar um percurso novo, sobretudo se implicar parar em vários pontos. A aplicação de Mapas do iPhone endereça, finalmente, este problema, ao permitir obter direções para múltiplas paragens de uma só vez — acabou a necessidade de parar o carro sempre que chegamos a um destino para ter de introduzir o endereço do próximo.

Múltiplas paragens
A nova funcionalidade do Apple Maps para quem prefere viajar de automóvel com tudo "certinho" logo à partida. créditos: Apple

A utilidade já estava disponível noutras aplicações de mapas, como o Google Maps, mas tardou a chegar ao guia desenvolvido pela própria Apple. A nova funcionalidade está incluída na última atualização do sistema operativo do iPhone, já na versão 16, lançada ontem.

Não é a única novidade no domínio da condução a chegar ao ecossistema da Apple. Os mais recentes modelos do iPhone, anunciados na semana passada, têm a capacidade para detetar a ocorrência de acidentes de automóvel e realizar, sem intervenção humana, uma chamada para o 112. Os telemóveis vêm equipados com vários sensores que registam mudanças bruscas de velocidade, direção e pressão que são depois interpretadas por um algoritmo treinado para reconhecer o impacto de uma colisão.

De acordo com o vídeo demonstrativo da Apple, a funcionalidade aguarda alguns instantes antes de alertar as autoridades e notificar os contactos de emergência do utilizador do telemóvel. Se este ficar inconsciente e não atuar, o sistema estabelece a ligação para o 112 e gera uma mensagem sonora a indicar que esteve envolvido num acidente, com a indicação das coordenadas da localização atual.

Fotografia: Freepik/Rawpixel.com

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.