Três turistas foram acusados e condenados por prepararem o jantar com frangos cozinhados numa das fontes termais naturais do Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA. Os três visitantes foram condenados a dois anos de pena suspensa, proibidos de entrar no parque durante esse período de tempo e multados em entre US $ 500 e US $ 1.200 (400 euros e 100o euros).

É ilegal sair dos trilhos e tocar ou atirar objetos para as fontes termais ou outras fontes hidrotermais do parque, além de ser perigoso, uma vez que a água nos sistemas hidrotermais do parque podem exceder 200ºC podendo causar queimaduras graves.

Um guarda foi alertado para o facto de existirem pessoas a caminharem com panelas em direção à fonte termal e acabou por identificar os três homens: Eric Romriell e Eric Roberts, naturais de Idaho, e Dallas Roberts, de Utah. O caso aconteceu a 7 de agosto quando os três homens estavam a fazer uma viagem de verão.

Em setembro, os três homens confessaram serem culpados por caminharem numa área termal, e Eric Romriell também se declarou culpado da acusação adicional de ter comida numa área termal. Rimriell afirmou que não sabia que o que estava a fazer era ilegal, uma vez que foi chefe dos escoteiros em Idaho durante vários anos e sempre procurou formas criativas de preparar as suas refeições. Segundo ele, os regulamentos do parque apenas proíbem atirar pedras ou outros objetos para as fontes termais. Romriell afirma que teve o cuidado de embalar os frangos em sacos para assado de forma a não contaminar a água.

Yellowstone tornou-se o primeiro parque nacional do país em 1872. A pilhagem e a destruição de tesouros do parque foi a razão pela qual o exército dos EUA teve de ser convocado para administrar o parque durante décadas. Alguns turistas lavavam as suas roupas nas fontes termais, enquanto outros pescavam trutas e as cozinhavam na água escaldante. Além disso, milhares e milhares de pessoas atiraram moedas nas piscinas naturais, tratando-as como poços de desejos. Essas ações impensadas podem obstruir as aberturas subterrâneas que alimentam as dezenas de piscinas de cores prismáticas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.