Na categoria “Bebidas de aperitivo” o triunfo foi para o "Mealhada elegante", da autoria da Tas Ca Larica.

Em concurso, estiveram dez propostas finalistas que tinham por base, pelo menos, um dos quatro produtos da marca "Água - Pão - Vinho - Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada".

As propostas foram apresentadas ao júri, numa prova cega. Os vencedores receberão a distinção de "Autor da Bebida de Aperitivo e/ou Entrada Maravilhas da Mealhada" e um prémio pecuniário de 1.500 euros. A entrega dos prémios será realizada em julho, no decorrer da Gala das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada.

O júri, constituído um chefe de pastelaria, um chefe de cozinha, um representante do conselho de administração da Associação Maravilhas da Mealhada e um representante da Câmara Municipal de Mealhada, pontuou a criatividade e inovação, o sabor e o aroma, a composição e harmonia, a apresentação e o empratamento.

"Um dos aspetos mais relevantes foi a valorização dos produtos regionais, já que este é um dos objetivos do concurso", garante fonte do executivo.

A marca "As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada" foi criada pela Câmara Municipal em 2007, "dando corpo a um projeto que tem como objetivos a valorização e promoção dos quatro ícones gastronómicos do concelho, distanciando-os de outros que não são mais do que meras reproduções, sem respeito pela tradição e genuinidade", explica o executivo liderado por Rui Marqueiro.

Associado à marca, existem já duas sobremesas, "casticito" e o "cheesecake de leitão", eleitas num concurso semelhante, a que se associam agora a entrada e a bebida de aperitivo.

Fonte: Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.