Três robots  foram "contratados" para cumprimentar os clientes, medir a temperatura e servir bebidas no Dadawan, um restaurante de fusão asiática em Maastricht, Países Baixos, que reabriu no dia 1 de junho. O restaurante recorreu aos três robots - chamados Amy, Aker e James -  para manter o distanciamento social.

Os robots têm braços mecânicos, torsos e faces iluminadas por LEDs e assumem algumas das tarefas de contacto direto com os clientes para reduzir o contacto pessoa a pessoa. James cumprimenta os clientes à entrada e mede a temperatura. Se os clientes não tiverem febre alta, o rosto de Jamie muda de azul para verde (dando aos clientes luz verde para entrar) e acompanha-os até à mesa. Amy serve as bebidas, enquanto Aker aparece no final para recolher os pratos e talheres. Os funcionários humanos recebem pedidos, servem comida e desinfectam as mesas.

Os restaurantes e bares holandeses fecharam em março e reabriram em junho, com várias regras de segurança. Os espaços só  podem permitir um máximo de 30 pessoas, excluindo funcionários, e devem assegurar uma distância mínima de 1,5 metros entre as mesas. Alguns restaurantes encontraram soluções criativas para manter os clientes separados, como o Mediamatic Eten, um restaurante à beira-mar em Amesterdão, que acomoda seus clientes em "estufas individuais".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.