Na próxima sexta-feira, dia 19 de novembro, a Rota dos Vinhos do Alentejo vai ser palco de uma iniciativa gratuita que junta especialistas em vinhos de talha e recua mais de 2 mil anos para desmistificar algumas curiosidades desta tradição ancestral, que faz parte do ADN da região vitivinícola Alentejana. A iniciativa tem início às 18h00 e todos os interessados poderão participar na conversa através da plataforma digital, Zoom, ou assistir através do YouTube.

A iniciativa vai colocar em cima da mesa o processo milenar de vinificação em talha e todos os desafios de manter de forma inigualável esta tradição e terá como intervenientes Ana Marreiros, vice-presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Alexandre Frade, presidente da Associação de Produtores de Vinho de Talha, Carlos Cristo, coordenador do Centro Interpretativo do Vinho de Talha, e Ruben Honrado, sócio-gerente da Honrado Vineyards.

A produção de vinhos de talha é um nicho que representa cerca de 119 mil dos mais de 113 milhões de litros produzidos pela região alentejana, contabilizando um total de 25 produtores. Este vinho particular tem conquistado cada vez mais apreciadores, com destaque para os mercados do Japão, Estados Unidos da América e Brasil.

Recorde-se que a vinificação em talha chegou ao Alentejo pelas mãos dos romanos, há mais de 2 mil anos e permanece, até aos dias de hoje, como parte da cultura e ADN da região. Este vinho único distingue-se, essencialmente, pelo facto de fermentar de modo espontâneo na talha – através do contacto com o barro –, ao invés de em cubas, conferindo-lhe características únicas.

As inscrições podem ser feitas aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.