A nova vida do Mercado do Bom Sucesso foi pensada para ser profundamente vivida pelos portuenses e por todos aqueles que visitam a cidade do Porto.

De dentro para fora, a requalificação do Mercado, que se desenvolve em duas fases, devolve a tradição a um dos mais emblemáticos edifícios da cidade, classificado, em 2011, como Monumento de Interesse Público.

O espaço é de paragem obrigatória e apresenta uma intervenção pensada ao detalhe, num convite irresistível à degustação dos melhores pratos, ao almoço ou ao jantar, degustar um vinho ou um cocktail ao final de um dia de trabalho ou, simplesmente, saborear verdadeiros ícones da pastelaria portuguesa.

Mercado Bom Sucesso, Porto
Mercado Bom Sucesso, Porto créditos: Luis Ferraz

A identidade gráfica, que se desdobra em toda a sinalética exterior e interior, revela uma profunda preocupação em preservar todo o património do Mercado, quer seja através de uma estética irrepreensível, quer na forma como se inspira na tipografia original de 1952.

Esta identidade enaltece a história do espaço e perpetua-a. Em lazer ou em trabalho, o Mercado do Bom Sucesso é um verdadeiro ponto de encontro.

Com o objetivo de resgatar as memórias associadas ao mercado tradicional, o programa de intervenção esteve a cargo da Reify., empresa de arquitetura, engenharia, planeamento e gestão de projetos que integra o portefólio da Sonae Sierra, que preservou a arquitetura da época e a identidade física do lugar e recriou o conceito do atendimento personalizado e de mercado – mármore lioz das bancadas e mesas, os azulejos feitos à mão, as madeiras naturais maciças, as tonalidades suaves ou os candeeiros de algumas mesas feitos com tradicionais raspadores.

Mercado Bom Sucesso, Porto
Mercado Bom Sucesso, Porto créditos: Luis Ferraz

As bancas de restauração no centro do Mercado deram agora lugar a estruturas modulares metálicas de tom claro. Partilhadas ou não por mais do que um operador, as estruturas que se adornam de referências decorativas que lembram, a todo o momento, o imaginário de um antigo mercado: sacos de serapilheira, cestaria, leiteiras, entre tantos outros objetos cheios de alma.

Os operadores, criteriosamente escolhidos para o Mercado do Bom Sucesso, fazem parte de um ecossistema que valoriza a diferenciação e a inovação. Juntos formam uma oferta que devolve uma nova vida ao Mercado. A primeira fase de intervenção no espaço acontece no piso térreo – com a reformulação das antigas bancas de alimentação, implementação de novas zonas para sentar, palco para eventos, showcookings e apresentações, uniformização da imagem gráfica dos operadores, a construção de uma escada rolante de acesso ao piso 1, um espaço exterior renovado, com novo mobiliário e capacidade para 238 lugares, e a abertura de um Continente Bom Dia diferenciador.

Mercado Bom Sucesso, Porto
Mercado Bom Sucesso, Porto créditos: Luis Ferraz

A segunda fase da intervenção ocupar-se-á do piso 1, para onde está pensado um espaço de fine dining. Mas antes ainda do convite à descoberta do espaço interior, as zonas exteriores renovadas dão as boas-vindas aos visitantes. As esplanadas, decoradas ao detalhe, são uma excelente opção para uma refeição no espaço exterior.

Entre as propostas gastronómicas do Mercado, estão marcas reconhecidas como Munchie, Ris8tto, RT Foccacias by Reitoria, Forno do Leitão do Zé, Gelados Neveiros, Cremosi, Leitaria Quinta do Paço, Confeitaria Moura, Chocolates Arcádia, Cervejas do Mundo, Lado B, entre tanto outros. Ao todo são 40 restaurantes e lojas numa viagem gastronómica que leva os visitantes até aos genuínos sabores portugueses, como ainda são exemplos o bacalhau assado com broa, o arroz de tomate com bolinhos de bacalhau, as famosas pataniscas, a típica francesinha, o marisco, o presunto, os queijos e vinhos de várias regiões.

A eles juntam-se novos conceitos, alguns deles com abertura para breve como a Beher. Irresistível é a doçaria local e conventual, com o jesuíta da Confeitaria Moura, o eclair da Leitaria da Quinta do Paço, os gelados artesanais da Neveiros e da Cremosi e o chocolate da Arcádia como alguns dos grandes destaques.

O Mercado tem capacidade para sentar 299 pessoas no interior, sendo a reformulação do mobiliário e a criação de novas zonas lounge peças essenciais para uma melhor vivência do espaço. É ainda disponibilizado Wi-Fi gratuito e vários pontos de carregamento de baterias de telefones, tablets e computadores.

Inaugurado pela primeira vez em 1952, o Mercado do Bom Sucesso localiza-se no coração comercial e de negócios da cidade do Porto, junto à Rotunda da Boavista, bem perto da emblemática Casa da Música.

O edifício é também a morada do Hotel da Música e da Fundação Manuel António da Mota, com a qual o Mercado estreita relações para se envolver numa programação cultural.