Istambul é também destino de turismo gastronómico ao oferecer uma gastronomia ancestral formada por um património cultural único que se reflete nos restaurantes galardoados da cidade. Esta rica «Gastrocity» foi reconhecida pelo Guia Michelin, o guia de classificação de restaurantes mais reputado do mundo.

Como capital de impérios ao longo da história, Istambul foi, durante muito tempo, o ponto de partida de tradições gastronómicas que percorriam continentes, bem como o berço de célebres cozinhas palacianas. O Guia Michelin destaca Istambul para os turistas gastronómicos, mostrando uma cultura culinária criativa, dinâmica e original que une o passado e o futuro. A cidade turca, uma metrópole global que oferece aos visitantes tanto pratos tradicionais como a melhor cozinha internacional, foi convertida no 38.º destino gastronómico do Guia Michelin, segundo comunicado da Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Turquia.

Durante a reunião sobre a incorporação de Istambul no Guia Michelin, o ministro da Cultura e Turismo da República da Turquia, Mehmet Nuri Ersoy, assinalou que as atividades para posicionar Istambul, uma das cidades mais visitadas do mundo, como "Gastrocity" vão atrair os turistas interessados na boa comida e nos sabores excecionais da Turquia. "Este interesse do Guia Michelin na cozinha de Istambul demonstra que a Turquia também está na vanguarda do turismo gastronómico.", comentou o ministro, citado em comunicado. "O guia fará com que os nossos negócios, que se destacam pela sua originalidade, diversidade, sustentabilidade e criatividade, passem à cena mundial com uma perspetiva totalmente nova".

Na mesma linha, o diretor internacional dos Guias Michelin, Gwendal Poullennec, também citado em comunicado, expressou a sua satisfação por esta incorporação e salientou que Istambul fascinou o mundo durante séculos com a sua história, cultura e identidade intercultural. Poullennec acrescentou ainda que "a seleção do Guia Michelin para Istambul apresentará a cidade aos gourmets de todo o mundo. Formada por antigas tradições e por jovens talentos criativos que dão forma a uma cena culinária original, esta surpreendeu a nossa equipa".

Segundo o comunicado enviado à imprensa, Istambul espera que a inclusão no Guia Michelin atraia os turistas gastronómicos à Turquia, potenciando o país para que ocupe o lugar que lhe corresponde entre os principais destinos gastronómicos do mundo e ampliando o valor da marca Istambul.

Os primeiros restaurantes, selecionados por inspetores independentes da Michelin que fazem visitas confidenciais e sem aviso prévio, serão anunciados numa cerimónia organizada pela Michelin a 11 de outubro de 2022.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.