O festival, que já vai para a 18ª edição, promove os sabores e saberes da Bio-Região de Idanha-a-Nova onde não falta música, animação, provas de produtos, visitas guiadas e ateliers de cultura e gastronomia.

O Festival do Azeite e Fumeiro vai decorrer junto ao Núcleo do Azeite / Lagares de Proença-a-Velha, um complexo museológico que possui tecnologias tradicionais e modernas para contar a história dos 2000 anos de produção de azeite na região e projetar o futuro do ‘ouro líquido’.

No sábado, 22 de fevereiro, destaque para as provas de azeite, live cooking com degustação da Maior Chouriça de Caça de Portugal, música tradicional, a visita guiada “Mil Tormentos Padeci” (Beira Baixa Cultural) e uma Grande Noite de Fados com Raquel Maria, Sandra Marques e Luís Capão.

No domingo, regressa a iniciativa “Mil Tormentos Padeci”, mas pode também participar no “Atelier de Poda Tradicional de Olival” (Beira Baixa Cultural) e no atelier de cozinha ao vivo para crianças “Vamos Encher Chouriços”. Conte ainda com muita música tradicional e o Concurso de Máscaras de Carnaval.

Ainda no domingo, a partir das 18 horas, Proença-a-Velha recebe o concerto de Ruizinho de Penacova, que promete meter todo o público a dançar, numa comunhão de alegria e boa-disposição.

A organização é da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova em parceria com a Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, num destino obrigatório para admiradores dos melhores azeites e fumeiros portugueses.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.