O estado mexicano de Jalisco conquistou no domingo o recorde do Guinness da maior degustação de tequila do mundo, com a participação de 1.486 pessoas que se reuniram na praça principal de Guadalajara, a capital.

Apenas 24 horas antes, o estado caribenho de Quintana Roo (leste) obteve o mesmo recorde com 1.449 pessoas, superando a marca de Toronto, no Canadá, com 864 pessoas em 2013.

Os organizadores do evento em Guadalajara preencheram os três requisitos: um especialista para orientar a degustação, servir três tipos de tequila (branco, reposado e añejo) e superar o número de participantes em Quintana Roo.

"O número oficial hoje para a maior degustação de tequila do mundo é de 1.486. Parabéns! Entregamos oficialmente o nosso certificado", anunciou a representante da Guinness Record, Natalia Ramírez.

degustacao tequila

A conquista do título surge dias após o México assinalar o primeiro Dia Nacional da Tequila, que teve lugar no dia 16 de março.

Em Guadalajara, 150 mililitros de tequila de "430 garrafas" foram servidos, afirmou o secretário estadual de Turismo, Germán Ralis.

Entre a tradicional música mariachi e guiados pelo provador certificado Jaime Villalobos, os participantes apreciaram a cor, o corpo, o aroma e o gosto da tequila.

"Vamos tomar um trago de tequila, vamos colocá-lo na boca por pelo menos 15 segundos, para que fique bem impregnado com a língua, os dentes e o paladar", pediu o degustador.

"Eu nunca fiz isto, é uma experiência muito boa", disse a participante Yolanda Rodríguez, de 19 anos , à AFP.

Alejandro Leos, 42 anos, disse: "Sou fã de tequila. Há muita diferença porque conseguimos perceber a elaboração, a consistência e o sabor único desta terra".

A tequila é uma bebida mexicana produzida com sumos fermentados e agave destilada, numa área protegida por denominação de origem. Este ano, a tequila celebra 45 anos de ser o primeiro produto mexicano com esta distinção.

A bebida é exportada para mais de 120 países com um consumo de 200 milhões de litros por ano, enquanto no México a média consumida é superior a 80 milhões de litros por ano.

Fonte: AFP

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.