A Semana Gastronómica do Borrego integra a iniciativa “Reguengos à Mesa”, promovida pela câmara municipal deste concelho alentejano e que tem como consultor o ‘chef’ Hélio Loureiro.

Segundo o município, em comunicado divulgado hoje, cada um dos 21 restaurantes participantes, durante a semana gastronómica, “terá um prato confecionado com carne de borrego para propor aos clientes”.

Costeletas de borrego na brasa com ervas aromáticas, grelhadas, com molho de coentros ou acompanhadas com migas de espargos, ensopado de borrego com silarcas, borrego assado no forno e borrego com ervilhas são algumas das “iguarias” que vão constar das ementas.

Outras das propostas passam por assado de borrego, borreguinhos d’azeite com batatinhas novas, caldeirada de borrego ou borrego estufado, entre muitas outras.

Dos 21 restaurantes aderentes, 10 estão situados na sede de concelho, em Reguengos de Monsaraz, enquanto os restantes estão espalhados por várias localidades do concelho (quatro em Monsaraz, dois em Telheiro, dois em S. Pedro do Corval, dois em Campinho e um em Barrada).

A iniciativa “Reguengos à Mesa” inclui, durante o ano, um total de quatro semanas gastronómicas temáticas, a primeira delas, dedicada aos pratos à base de porco, já decorreu, em março.

Além do evento centrado no borrego, até ao dia 14 deste mês, ficam por se realizar as semanas gastronómicas “Sabores do Lago”, com pratos confecionados com “tudo o que se pode pescar” no Alqueva, de 04 a 13 de outubro, e da Caça, de 01 a 09 de novembro.

Fonte: Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.