O evento, que decorre até ao dia 13 deste mês, integra a iniciativa Reguengos à Mesa, promovida pela câmara municipal e constituída por quatro semanas gastronómicas realizadas ao longo do ano, cujo consultor é o ‘chef’ Hélio Loureiro, explicou hoje o município.

A Semana Gastronómica Sabores do Lago, centrada nos pratos à base dos diferentes peixes que “habitam” o Grande Lago Alqueva, que “banha” o concelho de Reguengos de Monsaraz, é a 3.ª dos eventos temáticos deste ano do Reguengos à Mesa, tendo os anteriores sido dedicados ao porco e ao borrego.

Dos 10 restaurantes do concelho que aderiram ao desafio, quatro estão localizados na sede de concelho, outros quatro situam-se na freguesia de Monsaraz e os dois restantes podem ser encontrados na localidade de Campinho, indicou a câmara.

Segundo a autarquia, “cada restaurante vai propor aos clientes um prato confecionado com os peixes que podem ser pescados” no Alqueva.

Do rol de “iguarias”, consoante o restaurante, fazem parte prato como sopa de peixe do rio, lúcio perca frito, à casa, grelhado com molho de poejos e migas de batata, com alho e coentros ou com migas de poejos, lúcio frito com migas de tomate e açorda de peixe.

A iniciativa Reguengos à Mesa arrancou com a Semana Gastronómica do Porco, em março, que teve a adesão de 21 restaurantes do concelho, seguindo-se, em abril, a Semana Gastronómica do Borrego, com igual número de restaurantes participantes.

Após esta Semana Gastronómica Sabores do Lago e a fechar o Reguengos à Mesa ainda vai ser organizada a Semana Gastronómica da Caça, entre 01 e 09 de novembro, indicou a câmara municipal.

Com este certame, explicou a autarquia, o objetivo é “promover a gastronomia do concelho e envolver os restaurantes” nesta estratégia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.