No EVO IOOC (International Olive Oil Competition) de Itália, um dos maiores concursos de azeite do mundo, ganhou uma medalha de ouro, cimentando a sua performance em certames do género, onde tem sido consecutivamente medalhado.

O Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium é complexo, fresco, harmonioso e bastante frutado de azeitonas, fundamentalmente verdes, e apresenta notas marcadas de folha verde, ligeiramente amargo e picante, persistente na boca, com um final acentuado de frutos secos, nomeadamente amêndoas e nozes.

Entre os galardões conquistados recentemente conta-se o prémio para melhor azeite do mundo no I Concurso de Azeites Brazil IOOC e a distinção como melhor azeite da Região Demarcada do Douro, no I Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro, que se realizou em São João da Pesqueira.

A Quinta do Portal foi palco, no Verão passado, da II edição do Brazil IOOCl, e o seu azeite mereceu novamente elogios por parte do júri, tendo sido classificado no Top 10 e o melhor Português a concurso tendo ainda ganho o prémio de «Best Design», pela sua rotulagem e packaging apelativos.

Os azeites do Douro começam a conseguir ombrear com outras zonas do País que há muito mais tempo e de forma mais intensa se dedicam a esta produção, como os casos de Trás-os-Montes e Alentejo.

A aposta mais consistente na olivicultura por parte da Quinta do Portal data de 2017, com duas novas plantações de olival, apesar de desde sempre se produzir azeite na quinta, para consumo interno. Desta forma, juntamente com um tradicional olival em bordadura com oliveiras centenárias, a Quinta do Portal consegue produção suficiente inclusive para entrar no mercado de exportação, sendo que o mercado brasileiro é aquele que mostra mais apetência pelo azeite produzido no Douro.

O EVO IOOC Itália realiza-se desde 2016, promovendo a qualidade dos azeites mundiais, permitindo o acesso apenas a produtos de denominação de origem e tendo como jurados um conjunto de personalidades de renome na área da gastronomia.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.