Alexandre Couillon, chef do restaurante "La Marine" de Noirmoutier, em França, foi eleito esta quarta-feira "cozinheiro do ano" pelo guia  Gault & Millau. Couillon, cujo restaurante também tem duas estrelas no guia Michelin - o outro árbitro francês da boa mesa -, recentemente foi objeto de um documentário na série da Netflix "Chef's table".

O chef francês, de 40 anos e que em 1999 assumiu os fogões do restaurante familiar instalado em Noirmoutier, cozinha com a esposa pratos à base de produtos locais deste balneário situado numa ilha da costa atlântica francesa.

Os produtos são todos fresco. O peixe vem diretamente do porto, que fica mesmo em frente ao restaurante, enquanto que as verduras chegam da horta do chef e as ostras de um produtor local.

Os outros premiados do Gault & Millau são Thomas Brieu, designado Sommelier do ano pelo seu trabalho na brasserie "A 4 Temps" de Carcassonne (sul), enquanto que Nina Métayer ("Grand Restaurant" de Jean-François Piège em Paris) é a chef pâtissier (de pastelaria) do ano, título que já havia conquistado na revista Le Chef.

O guia Gault & Millau selecionou no total 3.800 restaurantes para a sua edição impressa. A edição digital inclui 5.000 mesas de França.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.