A promoção do património olivícola, o olivoturismo e o reforço da literacia oleícola, associados à celebração dos valores da paz, são os grandes destaques das comemorações do Dia Mundial da Oliveira, a 26 de novembro, que este ano vai abranger um total de 113 atividades (98 de entrada livre e apenas 15 com inscrição paga), que serão protagonizadas por 79 entidades em 32 municípios de norte a sul de Portugal.

Do programa de atividades fazem parte provas de azeite, palestras, visitas a lagares, tibornadas, visitas a olivais de oliveiras centenárias ou milenares, sessões de exibição de filmes sobre património olivícola, visitas a museus do azeite, exposições artísticas, ações de apanha da azeitona, workshops de culinária, iniciativas de plantação de oliveiras, entre outras.

Esta é provavelmente a maior rede nacional de eventos alguma vez criada em Portugal, e vem na sequência do êxito alcançado na primeira edição, em 2023. Para os responsáveis do projeto europeu OLIVE4ALL, a enorme adesão de entidades a esta segunda edição é o testemunho vivo de que em Portugal há ainda muito a fazer em prol da valorização do património olivícola e do olivoturismo.

Quem quiser participar ou saber mais, pode consultar o programa completo.