Viajámos até à capital de Espanha para descobrir os sabores de Tenerife, destino que esteve em destaque na Madrid Fúsion, feira gastronómica de grande relevância no país vizinho e que aconteceu entre os dias 23 e 25 de janeiro. Nesta feira, tivemos a oportunidade de conhecer Tenerife através das diferentes iguarias que nos chegaram à mesa do “restaurante” do stand do Turismo de Tenerife.
Se quiser também pode viajar pelos sabores de Tenerife, mas, para embarcar, precisa de conhecer as características geográficas do lugar onde vai aterrar.
Bem-vindo a Tenerife
Situada perto da costa da África Ocidental e de origem vulcânica, Tenerife é a maior ilha do arquipélago das Ilhas Canárias. O seu clima ameno faz com que seja um destino apetecível durante as quatro estações do ano.
Conhecida especialmente devido às praias, Tenerife atrai também visitantes por causa do Parque Nacional do Teide, onde se encontra o vulcão Teide, que é igualmente o pico mais alto de Espanha e Património Natural da Humanidade.
A Ilha de Tenerife tem mais oferecer como o Parque Natural de Corona Forestal, o Maciço de Anaga (uma das sete Reservas da Biosfera do arquipélago), o Parque Rural do Teno e os centros históricos, que preservam também tradições.
Todas estas atrações, aliadas à qualidade atmosférica, contribuem para a singularidade dos alimentos e vinhos da ilha.
Os sabores de Tenerife
Ao longo dos dias da Madrid Fúsion, o stand de Tenerife não parou. Para além de workshops sobre produtos locais e das provas de degustação que deram a oportunidade aos municípios do norte e do sul da ilha de mostrarem o melhor da sua gastronomia em Madrid, preparam-se pequenos-almoços, almoços e petiscos com produtos de Tenerife.
Sentamo-nos à mesa do “restaurante” do stand, no segundo dia, que foi dedicado ao sul da ilha para um almoço que contou com a participação dos restaurantes Bocconcino (Hotel Royal Hideaway), Hotel Guía de Isora; Bogey (Hotel Las Madrigueras) e Donaire (Hotel Victoria); e o petisco contou com queijos do sul da ilha, harmonizados com vinhos de Tenerife (DO Abona, DO Valle de Güímar e DOP Islas Canarias).
Na manhã seguinte, ainda tivemos a oportunidade de experimentar um pequeno-almoço canário preparado pela padaria e pastelaria Zulay, uma agradável surpresa que nos permitiu experimentar o pão artesanal da ilha, que procura chegar às emoções e às memórias. Chamou-nos a atenção o contraste de cor do croissant: por fora, preto, a remeter-nos para a sua origem (vulcânica) e, por dentro, laranja, devido à batata de Anaga.
Todos os pratos que degustamos utilizaram produtos locais, o que nos faz concluir que a gastronomia da ilha pode contribuir para um turismo mais sustentável, baseado no consumo local e na preservação dos espaços naturais, tal como assinalou Laura Castro, diretora do Turismo insular.
O que não pode deixar de provar em Tenerife
São várias as opções e o melhor é que, tanto na cozinha contemporânea como na tradicional, conseguirá sentir os sabores da ilha. Não deixe de provar as batatas enrugadas, o mojo picón e a famosa banana de Tenerife.
Os pratos mais populares são: Papas arrugadas com molho picón (batatas com pele cozidas com molho de misturas de pimentas e coentro), coelho com salmorejo, roupa velha (batatas, grão de bico, carne de vitela desfiada e especiarias), ensopado das Canárias (frango, milho, cenoura, feijão verde, legumes), estofado de cabra ou atum marinado.
Não pode sair da ilha sem experimentar um barraquito (café) e visitar um guanchinche, um estabelecimento típico de Tenerife, equivalente às tascas e tabernas portuguesas.
Com base na mostra do Madrid Fúsion, eis alguns espaços que pode conhecer em Tenerife: Bocconcino (Hotel Royal Hideaway), Hotel Guía de Isora; Bogey (Hotel Las Madrigueras) y Donaire (Hotel Victoria), San Sebastián 57, del chef Alberto Margallo (Santa Cruz de Tenerife), Bejeque (La Laguna), El Bollullo (Candelaria) e Pastelería Makika (La Laguna).
Para algo mais requintado, reserve mesa no San Hô, que conquistou uma estrela Michellin recentemente e que, no evento, realizou a conferência "Uma Viagem de Tenerife para o mundo".
*O SAPO Viagens visitou a Madrid Fusión a convite do Turismo de Tenerife
Comentários