Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Mas o que tem de diferente e original este espaço da Doca de Santos, entre os outros espaços de restauração ali existentes. Comecemos pela decoração.

O nome sugere um abrigo militar, mas a localização contraria-o, pois fica ao cimo do chão, tem um r/c e um primeiro andar, é amplo e arejado, cheio de janelas que com o calor estão abertas e deixam o sol entrar e ainda dispõe de uma agradabilíssima esplanada no exterior.

Bunker
créditos: Elsa Furtado

Nas paredes do espaço algumas pinturas que nos remetem para as sensuais pin ups e soldados tão característicos dos tempos da Segunda Guerra, na televisão passam filmes temáticos. Quando visitámos o espaço, era Casablanca com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman que faziam as honras.

A carta tem como estrela os hambúrgueres, mas estes não são uns hambúrgueres quaisquer, aqui, a estrela da carta é recheada por dentro e por fora (com queijo, bacon ou pancetta) e a carne é de origem açoriana – os Inside Out, um conceito com origem no Minnesota (nos EUA).

À escolha há três combinações possíveis: o Big Boss – que conjuga o sabor crocante do bacon e do queijo cheddar a derreter suavemente; o Buona Bambina – combina harmoniosamente o queijo e a provola, e acrescenta-lhe a intensidade da pancetta; e o Bunker Buster – capaz de criar o equilíbrio perfeito entre a ventricina e a mozarela, numa mistura de sabores surpreendente.

A carta tem 11 hambúrgueres no total, entre eles um de salmão, vegetariano e frango, de 150g, 200 ou 400g e vêm acompanhados com batatas fritas ou salada, e molhos.

Os mais pequenos não foram esquecidos, havendo o Menu Bugs Bunny com hambúrguer de 120g, batatas e bebida por 6,80 euros.

Bunker burguer
créditos: Elsa Furtado

Mas a carta tem outras opções, como entradas: croquete de carne, crab cake com molho tártaro, Provola Affumicata panada, wrap de salmão fumado; saladas: Caeser e Camarão; e sobremesas, como a saborosa Mousse de chocolate com Avelãs, um Cheese cake de limão, ou um delicioso Gelado tão apropriado para esta altura do ano.

Para acompanhar a refeição pode escolher cerveja, vinho ou então uma das deliciosas limonadas da casa.

Os preços dos hambúrgueres variam entre os 7,50 euros e os 19,95 euros.

O Bunker fica no Armazém 7 da Doca de Santo Amaro, em Lisboa, funciona de domingo a quinta-feira, das 12h30 às 00h00; e às sextas e sábados, das 12h30 à 1h00.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.