Cesky Krumlov é uma cidade gótica-renascentista localizada a 170 km de Praga. Sabem aquelas cidades que parecem saídas de um conto de fadas? Cesky Krumlov tem tudo isso: um lindo castelo no topo da colina, uma torre colorida e logo abaixo a vila a espreitar.

A cidade de Cesky Krumlov é muito pequenina, pelo que é visitável em apenas um dia. A maioria das pessoas faz um "bate-volta" (ir e vir no mesmo dia) desde Praga. É perfeitamente fazível. No entanto, pode ser um pouco cansativo, pelo que recomendamos a ficar uma noite e sentir mais a atmosfera da cidade e também para observá-la à noite toda iluminada.

Qualquer altura é boa para visitar a cidade. No entanto, uma boa opção é no Carnaval. Nas ruas da cidade encontrará moradores e turistas que vestem as suas fantasias para celebrar tradições seculares. Para consultar as datas das festas da cidade, visite o site oficial.

Como a cidade é um importante ponto turístico do país, é muito fácil e barato chegar lá. De Praga a Cesky Krumlov são cerca de três horas e a maneira mais fácil é ir de autocarro. São várias as empresas que fazem este trajeto. Recomendamos a Flixbus ou a Regiojet. A viagem, ida e volta, custa cerca de 20€.

Cesky Krumlov
Cesky Krumlov créditos: Viver o Mundo

O que visitar em Cesky Krumlov

Antes de tudo, vale a pena relembrar que irá visitar uma cidade classificada como Património Cultural da Humanidade pela Unesco. As estreitas ruelas medievais e os seus edifícios históricos vão deixá-lo boquiaberto! Partimos à descoberta?

O dia estava bastante chuvoso e estávamos muito indecisos se visitávamos ou não a cidade. Num impulso pensámos “bora lá”! E ainda bem que fomos… Nem um dia cinzento tira a beleza àquela amorosa cidade.

Saímos na estação de autocarros de Cesky Krumlov e fomos logo abastecer-nos de comida no quiosque ali do lado. E acreditem, esta dica de poupança vale ouro. Pela cidade há muito poucos supermercados e ali foi mesmo onde encontrámos refeições leves mais baratas.

Como é uma cidade pequenina, percorremos tudo a pé. As ruas são tão pitorescas que nem dá pelo tempo a passar.

A primeira paragem foi no miradouro mais famoso da cidade. Trata-se do pequeno jardim do seminário, o Seminarni zahrada. Apesar de não ser assim tão alto, mostra-nos uma das melhores vistas do castelo com a sua torre única. Não podíamos começar melhor.

Seminarni zahrada
Miradouro de Seminarni zahrada créditos: Viver o Mundo

Um pouco mais à frente encontramos a Igreja de São Vito. Como fica num ponto mais alto, é possível ver a sua torre branca de várias partes da cidade, que contrasta com os telhados vermelhos das casas. A entrada é gratuita e vale a pena uma visita! No seu interior, destacamos as três cúpulas e o altar barroco.

Seguimos então a um dos pontos mais importantes da cidade, a Praça da Concórdia (Náměstí Svornosti). Esta é a principal praça da cidade, localizada no coração do centro histórico de Cesky Krumlov. Repare como estão distribuídas as casinhas em volta da praça. Estas estão dispostas em formato quadrangular, marcando assim a sua origem medieval.

Ainda no centro da praça encontrará a “Coluna da Peste”, que homenageia as vítimas da epidemia que devastou a cidade.

Depois seguimos sem rumo pelas ruelas de Cesky Krumlov. Acreditem… Não há melhor plano! É uma delícia descobrir todos os cantinhos desta cidade. Passámos ainda pelo Egon Schiele Art Centrum (ESAC). Egon Schiele foi um pintor austríaco que viveu algum tempo em Cesky Krumlov, cidade natal da sua mãe.

A cada passo dado e a cada esquina cruzada ficávamos ainda mais rendidos. Uma das ruas que mais gostámos de passear foi na Dlouhá. E por falar em ruas, não deixe de passar na Rua Rybářská e terá a perspetiva de como é a cidade do outro lado do rio Moldava.

Rua Dlouhá
Rua Dlouhá créditos: Viver o Mundo

Posto isto, começámos a subir até ao Castelo Cesky Krumlov, um dos principais pontos turísticos da cidade. É o segundo maior castelo da República Checa, sendo que o primeiro é o de Praga, claro. Possui vários edifícios palacianos distribuídos em cinco pátios e consta na lista de Monumentos do Património Cultural Mundial da UNESCO.

A área externa do castelo pode ser visitada gratuitamente e só precisa de pagar se quiser visitar o seu interior. Infelizmente, nós não entrámos, pois não tínhamos muito tempo. No seu interior irá encontrar um acervo belíssimo com muitos objetos, móveis e documentos da nobreza de vários períodos históricos. Possui ainda um Museu e um belíssimo Teatro Barroco. A entrada custa 240 CZK e pode consultar aqui o horário de visita.

No castelo existe ainda um pequeno miradouro que recomendamos muito! De lá consegue uma vista maravilhosa sobre a cidade. Numa das entradas do castelo, irá encontrar um fosso habitado por ursos. Consta que é uma tradição iniciada há séculos pelos Rosenberg. A verdade é que não vimos nenhum e tão pouco conseguimos perceber qual é a necessidade disso. Mas pronto, fica a dica.

Miradouro do castelo
Miradouro do castelo créditos: Viver o Mundo

Roteiro de um dia em Cesky Krumlov

  • Seminarni zahrada
  • Igreja de São Vito
  • Praça da Concórdia
  • Egon Schiele Art Centrum
  • Dlouhá
  • Rua Rybářská
  • Castelo Cesky Krumlov
  • Miradouro do Castelo
  • Ponte do Manto
  • Jardins do Castelo
  • Torre do Castelo
  • Rua Latran
  • Kláštery
  • Cervejaria Eggenberg

Um dos momentos altos da visita ao Castelo é a Ponte do Manto. Esta bonita ponte faz a ligação entre os dois principais edifícios e o seu enquadramento é mesmo incrível.

Andando mais um pouco encontrará os bonitos Jardins do Castelo. Também são abertos ao público e vale a pena passar por lá.

Ali perto irá ser presenteado com a colorida Torre do Castelo. Esta torre vê-se de qualquer ponto de Cesky Krumlov e tem seis andares com cerca de 160 degraus. No topo da torre contamos com quatro sinos. Considerada o símbolo da cidade, pode subir à torre e ter uma vista de 360º. A entrada custa 180 CZK.

Descemos novamente até à cidade e demos uma espreitadela à Rua Latran. Era aqui que moravam os funcionários que serviam a nobreza que morava no castelo. É muito interessante observar cada detalhe daquela rua.

Torre do Castelo
Torre do Castelo créditos: Viver o Mundo

Acabámos a nossa visita na Cervejaria Eggenberg. A tradição de produzir cerveja começou no século XIII e ao longo dos anos foi evoluindo, tornando-se assim numa das mais famosas e populares.

Artigo originalmente publicado no blogue Viver o Mundo

Encontre no Instagram mais inspiração para as próximas escapadinhas