O Natal é aquele período do ano em que muita gente é invadida pelo espírito da felicidade, logo, com mais vontade de ver cumpridos os desejos que não foram realizados ao longo do ano. Viajar em família, sozinho ou em casal pode fazer parte dessa lista.

Com a recessão económica e social a travar alguns ímpetos, os portugueses procuram destinos mais próximos - que não os obriguem a viajar de avião - e mais económicos, sem deixar de apreciar uma boa gastronomia e cultura que terão reflexos no paladar e conhecimento.

Chegados aqui, e numa curta viagem de carro, sugerimos conhecer Castela e Leão, uma das regiões com maior diversidade natural e cultural da Europa, num fim de semana prolongado ou quiçá uma semana. Se, mesmo assim, prefere paisagens daquelas de cortar a respiração este é o destino perfeito para aquecer o coração nesta estação mais fria.

As muralhas de Ávila
As muralhas de Ávila créditos: Turismo de Espanha

Junto às regiões de Trás-os-Montes e Beira Alta, destinos como SalamancaÁvila e Segóvia ficam a poucas horas de viagem de carro desde Porto e Lisboa. Se vivem em cidades mais próximas da fronteira como Viseu, Bragança ou Vila Real, então essa distância é ainda mais curta.

Castilla y León: Absorva a atmosfera da procissão noturna da Semana Santa e da beleza natural e cultural desta região
Castilla y León: Absorva a atmosfera da procissão noturna da Semana Santa e da beleza natural e cultural desta região
Ver artigo

ÁvilaSalamanca e Segóvia (todas consideradas Património da Humanidade pela UNESCO) ultrapassam as fronteiras do mapa de Espanha e surgem, habitualmente, em várias listas de "destinos a visitar antes de morrer" de diferentes publicações espalhadas pelo mundo, incluindo aqui no SAPO Viagens.

São mais de 40 espaços naturais protegidos, destacando-se o Parque Nacional dos Picos da Europa, Bosques Atlânticos e as impressionantes Las Médulas.

O cheiro a natal de Castela e Leão

Esta região espanhola oferece o que muitos apreciadores de natal procuram: paisagens com montanhas salpicadas de neve, ruas iluminadas e decoradas, lareiras acesas e muita vontade de partilhar tradições com quem a visita. A magia das luzes das praças, carregadas de história, não deixam ninguém indiferente.

Os fins de semana prolongados, as férias de Natal e a passagem de ano são as desculpas perfeitas para passar uns dias de descanso fora de casa, podendo escolher entre as mais variadas atividades, seja para os visitantes tranquilos ou os aventureiros, divididas em categorias: gastronomia, vinho, atividades ao ar livre, relaxamento e cultura.

O clima desta região proporciona isso mesmo: infinitas possibilidades e para todos os gostos. Se ainda lhe restam dias de férias para gastar, já olhou para os feriados de 1 e 8 de dezembro? Calham numa quinta-feira e as 'pontes' permitem-nos estender o nosso tempo de lazer.

Natal também é sinónimo de religião e Castela e Leão tem um catálogo extenso de igrejas, catedrais, castelos e monumentos que neste período iluminam os olhos dos visitantes e dos que se sentem abraçados com o espírito natalício. 

Presépio Vivo de Cabezón de Pisuerga
Presépio Vivo de Cabezón de Pisuerga créditos: Facebook Belencabezon, Cabezon de Pisuerga

Já mais perto do Natal, com datas a partir de 17 de dezembro, pode espreitar o Presépio Vivo de Cabezón de Pisuerga, perto de Valladolid. Além das representações e construções da época, também enquadrada os ofícios e costumes tipicamente castelhanos.

Atividades ao ar live e dentro de portas, mas com um toque natalício

Estación Sierra de Béjar - La Covatilla, Estación La Pinilla, Estación de Esquí de San Isidro e a Estación de Esquí de Leitariegos são algumas das mais importantes estâncias de esqui, não só da região mas de toda a Espanha. Portanto, amantes de desportos de inverno, encontrem mais informações AQUI para saber quais as mais adequadas ao vosso perfil.

Estación de Esqui de San Isidro
Estación de Esqui de San Isidro créditos: Site oficial san-isidro.net

Fiquem a saber que na Estación de Esquí de Leitariegos, em León, há um percurso noturno com raquetes de neve para os dias de Natal.

Percorrer Las Médulas nesta época do ano é uma lufada de ar fresco - por vezes literalmente - para os sentidos, com as primeiras luzes do inverno a bater nas formações avermelhadas e bosques de castanheiros e carvalhos.

Em Puerto de Navacerrada, na Serra de Guadarrama, em Segóvia, pode alugar um trenó e cantar músicas de natal com a família e amigos enquanto desce a pista, acompanhado ainda pelas mais belas paisagens da região.

Para os que querem dar uma pausa nas atividades natalícias, podem ocupar o tempo com cultura geral e nada melhor do que uma visita aos museus regionais: MUSAC León, Museu da Evolução Humana de Burgos, Museu Etnográfico de Zamora, Museu do Aço e Mineração Sabero (León) e o Centro Cultural Miguel Delibes (Valladolid).

Para terminar, perto de Soria - onde pode descobrir a magnífica Laguna Negra - dê um passeio por Castroviejo, um município encantador de pedra e um ambiente idílico durante todo o ano, mas especialmente no Natal.

O que comer

Neste período natalício tendemos a expandir as nossas restrições alimentares e esta região poderá ser a desculpa perfeita. Experimente deliciosas tapas nos muitos restaurantes tradicionais à volta da Catedral de Burgos.

Se preferir algo mais forte, pode optar por saborear as Carnes de Merindades (batata, feijão, borrego e morcela). Aliás, Las Merindades é um dos municípios mais bonitos de Castela e Leão, com cenários que nos remetem para a época medieval.

Las Merindades, Burgos, Espanha
Las Merindades, Burgos, Espanha créditos: Guia de Turismo Las Merindades

Para os amantes de queijo, as queijarias de Chillón, que acolhe o único museu dedicado a esta iguaria em Zamora, oferecem a possibilidade de uma visita às instalações e fazer uma prova de degustação.

Tendo em conta que os vinhos desta região são dos mais apreciados de Espanha, é também uma boa altura para conhecer a 'Bebida dos Reis' da Adega Emina, em Medina del Campo, ou passear com um copo na mão pelo Museu do Vinho de Peñafiel. Os apreciadores do sumo de cevada também têm a oportunidade de participar numa degustação na vila segoviana de Santo Tomé.

Onde ficar

Deixe-se mimar no Hacienda Zorita Wine Hotel & Spa, em Salamanca, um hotel que é também uma experiência, pois remonta a 1336. É o lugar de luxo perfeito para uma (ou duas) noite de relaxamento.

Hacienda Zorita Wine Hotel & Organic Farm, Salamanca, Espanha
Hacienda Zorita Wine Hotel & Organic Farm, Salamanca, Espanha créditos: Facebook Hacienda Zorita Wine Hotel & Organic Farm

Castela e Leão tem uma vasta rede de estabelecimentos para todos os gostos e bolsos, sendo possível ficar em pousadas reais ou castelos.

Dê uma vista de olhos no Hotel SPA Abadía de los Templarios (Salamanca), no Castilla Termal Monasterio de Valbuena (Valladolid), no Castillo del Buen Amor (Salamanca), Posada Real La Carteria (Zamora) ou no Hotel Palacio de Los Velada (Ávila) e digam-nos se não vale mesmo a pena visitar esta região durante este período.