Aqui está tudo o que precisam de saber se vão viajar para Londres nos próximos dias para participar nas festividades do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II.

O Jubileu

O desfile de aniversário da rainha (Queen's Birthday Parade) está marcado para esta quinta-feira, dia 2 de junho. Começa às 10 da manhã no Palácio de Buckingham e segue pelo The Mall até ao Horse Guards Parade, com muita fanfarra.

O desfile – com cerca de 200 cavalos, 400 músicos e 1.400 soldados – está previsto durar quase duas horas e meia. No final, haverá o habitual voo da Royal Air Force, que os membros da família real assistirão da varanda do Palácio de Buckingham.

Especialistas esperam que a rainha também faça uma aparição na varanda para esta ocasião, mas perante os problemas de saúde da monarca, a sua participação neste e noutros momentos da celebração, que vai até 05 de junho, permanece incerta.

Conseguir um vislumbre da Rainha

Há uma área isolada com assentos em frente ao Palácio de Buckingham, que é o melhor lugar para se conseguir ver a rainha. O acesso só é possível com os bilhetes, que começaram a ser vendidos em meados de março e agora já não estão disponíveis.

O The Mall e a orla do St James's Park continuam assim a ser os melhores pontos de observação a partir das 09h00. O Exército Britânico, que está a organizar o desfile, tem mais informações no seu site para ajudar os visitantes a planear melhor o dia.

O site Visit Britain deixa também duas dicas:

- Chegar cedo para garantir os melhores lugares, de preferência bem antes das 09h00 para conseguir ficar na frente.

- Levar um bom par de binóculos!

Para quem fica em casa ou está em Londres mas não quer acordar cedo, pode ficar a ver todo o aparato na televisão — a BBC vai transmitir o desfile ao vivo.

Outras festividades

Domingo, 05 de junho, é o dia das festas de rua e dos chamados “Big Lunches” (grandes almoços). Estes eventos vão acontecer em muitas partes de Londres e um pouco por toda a Grã-Bretanha. Um mapa interativo no site edenprojectcommunities.com mostra onde essas festas vão decorrer.

Há também um grande concurso no The Mall no domingo — o Platinum Jubilee Pageant que está programado para ser muito mais colorido do que o desfile de aniversário realizado na quinta-feira.

Artistas, bailarinos, músicos e figurantes mascarados vão representar as diferentes fases do longo reinado da Rainha. Grandes bonecos a retratar cães corgi (a raça de cão favorita da rainha) também fazem parte do show. O concurso pode ser assistido em pé, no The Mall.

Infelizmente já não há bilhetes para a Platinum Party no Palácio de Buckingham, um grande espetáculo programado para sábado, 4 de junho, mas este será exibido ao vivo pela BBC na televisão.

Além disso, espera-se que a rainha apareça nas corridas de cavalos em Epsom Downs, no sudoeste de Londres, no sábado, dia 4. Para o Derby que lá acontece ainda estão disponíveis online os bilhetes mais caros, mas não deve faltar muito para esgotarem.

Acomodações baratas?

Quem decidir fazer uma viagem de última hora por ocasião do Jubileu já não poderá beneficiar de reservas antecipadas a custo mais baixo em Londres, por isso considerem ficar afastados do centro ou então em Windsor. Esta cidade, que também é onde a rainha vive, fica a menos de uma hora de comboio de Londres e os comboios para a capital partem a cada 10 / 20 minutos.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World