Há dois anos, muitos portugueses não viam o trabalho remoto como opção, contudo, a pandemia da COVID-19 fez com que muitas empresas tivessem de recorrer a este modelo devido às restrições. Agora, há mais pessoas a trabalhar de forma remota, umas a 100%, outras a alternar com o trabalho presencial.

Atento às mudanças no mercado de trabalho, o Turismo do Centro criou uma plataforma com um índice de tudo o que existe na região, para quem opte por trabalhar de forma remota a partir desta área do país.

A plataforma surge no âmbito do projeto "Work From Centro de Portugal", que pretende demonstrar as vantagens da Região Centro para quem tem a possibilidade de escolhar o seu local de trabalho.

Nova plataforma mostra espaços de trabalho remoto na Região Centro

Através do índice disponível na plataforma, percebemos que há uma oferta diversificada a pensar nos diferentes tipos de trabalhadores remotos. Encontramos, por sub-região, espaços que permitem trabalhar em diferentes regimes como co-work, incubadora artística, incubadora, centro de negócios, centro empresarial, espaço empresarial, hub criativo, hotel, parque tecnológico, co-living, espaço colaborativo, incubadora de base rural, residências artísticas, e retiro de empresas.

No site há também um espaço com alguns testemunhos e histórias na primeira pessoa sobre “como é trabalhar desde o Centro de Portugal”, em cada uma das oito sub-regiões.

"Este projeto é a materialização da estruturação de um novo produto turístico que é o ‘nomadismo digital’, e é construído em estreita parceria com instituições públicas, associações, empresários mas, e sobretudo, com pessoas. As que na região Centro habitam, as que nela trabalham e as que potencialmente pretendam nela viver e trabalhar. É a capacitação deste destino, para acompanhar esta tendência que veio para ficar”, afirma, citado na nota de imprensa, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

De acordo com as declarações no comunicado de Carlos Bernardo, da empresa autora do projeto, em co-autoria com o Turismo Centro de Portugal, o trabalho remoto, "no local certo", é compatível com o conceito de felicidade. "De facto, podemos trabalhar onde somos mais felizes.", assegura.

"Podemos trabalhar junto à costa e surfar no final do dia, assim como podemos voltar ao nosso lugar de origem, para junto de família e amigos, e trabalhar a partir de um cowork local. Podemos escrever um livro no sossego de uma aldeia serrana ou podemos ser itinerantes e trocar de lugar de trabalho regularmente”, explica.

“É neste quase infinito de possibilidades que o conceito de trabalho remoto se cruza com os territórios e consequentemente com o conceito de turismo. As escolhas sobre o lugar de trabalho são feitas em função do que o lugar pode oferecer. Foi a pensar na estruturação dessas oportunidades que surgiu o Work From Centro de Portugal”, acrescenta.

O projeto pretende unir o território do Centro de Portugal em redor deste conceito emergente e com grande potencial de aplicabilidade. O objetivo é qualificar e educar a oferta para as necessidades desta nova forma de trabalhar e, ao mesmo tempo, seduzir a procura, com critério e transparência.

A próxima iniciativa do projeto “Work From Centro de Portugal” consiste na apresentação de um livro que faz a ligação entre o território e o público, através de um design e construção diferenciadores.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.