O Vietname é um dos destinos mais procurados pelos turistas na Ásia e, de facto, percebe-se o porquê. Um país repleto de cultura e paisagens de cortar a respiração.
Localização
O Vietname localiza-se no Sudeste Asiático e faz fronteira a norte com a China e a oeste com o Laos e o Camboja. A capital do país é Hanói, que fica no norte.
Como ir
Partindo de Portugal, não há nenhuma companhia aérea que faça voos diretos, por enquanto. No entanto, existem várias companhias que têm como destino final o Vietname. A nossa sugestão (foi o que fizemos) é procurar em motores de busca (Momondo ou Skyscanner, por exemplo) e colocar as datas aproximadas pretendidas. A partir daí, cria alertas de preço. Quando conseguir um preço mais baixo irá receber no email e está então na hora de reservar os voos.
Como os preços estavam muito altos, viajámos em duas companhias diferentes. Ora então, saímos de Lisboa rumo a Londres, pela Easyjet. Daí fomos num voo direto até Hanói, pela Bamboo Airlines. Esta é uma companhia aérea low cost vietnamita e, acreditem, tem excelentes condições.
Visto e requisitos para o Vietname
Antes de viajar para o Vietname, saiba que não existe isenção de visto quer para cidadãos portugueses, quer para cidadãos brasileiros. Assim, terá de tratar do seu visto para entrar no país.
Para estadias de turismo com duração de 30 dias ou menos apenas necessita de um e-visa, aprovado e emitido online pelos serviços de imigração. Este visto eletrónico permite uma única entrada no país e uma estadia de não mais de 30 dias consecutivos. É importante que tenham um bilhete de saída do Vietname datado antes da data de expiração do visto.
A forma mais cómoda e barata de adquirir o visto é através do site oficial. A emissão demora cerca de três dias úteis e custa 25 dólares.
O que vai precisar para o visto:
- Uma fotografia com fundo branco, em formato digital.
- Fotografia do passaporte.
- A data de chegada e saída do Vietname.
- O número de cartão de crédito/débito para fazer o pagamento.
Irá receber o seu visto, em formato digital, no seu email. Aconselhamos a imprimi-lo, pois terá de o mostrar à chegada.
Seguro de viagem
É obrigatório viajar com seguro de viagem? Não, não é. Mas nem sequer colocámos a hipótese de não fazer. Aliás, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, nas suas recomendações para viagens ao Vietname, destaca a importância de viajar com "um seguro que cubra todas as eventualidades durante a viagem".
Principais destinos
O Vietname é um país estreito, mas muito comprido. Viajar por todo o país é impossível, se tiver pouco tempo. Como tal, há que fazer escolhas. Assim sendo, os principais destinos no país são: Hanói, Sapa, Halong Bay, Ninh Binh, Tam Coc, Hue, Hoi An, Da Nang, Nha Trang, Dalat, Ho Chi Minh City e ilhas Con Dao.
Melhor época para ir
Tratando-se de um país longo de Norte a Sul não é muito fácil fazer uma previsão do tempo, pois na mesma altura do ano apresenta diferentes climas. Ainda assim, diríamos que os meses de setembro a dezembro (outono) e março a abril (primavera) são as melhores alturas para visitar o Vietname.
De janeiro a março, conte com chuva leve no Norte do Vietname e tempo quente e seco no Centro e Sul do país. Já de setembro a dezembro, é a melhor altura para visitar o Norte do país, no entanto o Sul e o Centro podem ser afetados com chuvas intensas.
Nós fomos no início de novembro e o tempo esteve praticamente sempre estável. Estava calor e apanhámos chuva apenas um dia, no centro do país.
Moeda e câmbio
A moeda no Vietname é o Dong Vietnamita (VND). Não existem moedas, apenas notas. Os valores das notas são: 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000, 50.000, 100.000, 200.000, 500.000 VND. 1€ corresponde a cerca de 25.000 VND. Portanto, o mais comum é andar cheio de notas. As notas de valores mais baixos (1000, 2000, 5000 VND) já não circulam muito, apenas para doar nos templos e pagodes.
Tal como quando viajamos para outros países, no Vietname não foi excepção. O cartão Revolut foi o nosso melhor amigo. Sempre que possível pagávamos com o cartão multibanco. Para fazer levantamentos, saiba que existem vários bancos espalhados pelo país, como por exemplo Vietcombank, BIDV, Vietinbank, VP Bank, Agribank, Sacombank, entre outros. Por experiência própria, percebemos que o banco que cobrava menos taxas a cada levantamento (em novembro de 2022) era o Agribank. Por cada levantamento cobrava 22 000 VND (menos de 1 €).
De modo geral, o custo de vida no Vietname é muito acessível.
Wi-Fi e planos de dados
Assim que chegámos ao Vietname, ainda no aeroporto de Hanói, comprámos um cartão SIM para o telemóvel. Existem vários operadores telefónicos vietnamitas: Viettel, MobiFone, VinaPhone, Vietnamóvel, entre outros. Optámos por comprar um cartão da Viettel, pois são os que têm melhor serviço e cobertura, não só nas cidades, mas também nas zonas montanhosas.
Escolhemos a opção de acesso ilimitado à internet, por um valor de 350 000 VND. Comprámos apenas um, e sempre que necessário fazíamos partilha de dados móveis. Certifique-se que lhe dão todas as informações, inclusive o código PIN.
Se não quiser ter essa despesa, saiba que em todos os locais que prestam serviços como hotéis, restaurantes, cafés, existe Wi-Fi gratuito.
Idioma
A língua oficial no país é o vietnamita. Utilizam o alfabeto latino, mas a diferença é a formação de palavras com muitos sotaques. Não é muito fácil percebermos o inglês deles, até porque nem todos sabem falar a língua. No entanto, os gestos são universais e conseguimos sempre desenrascar-nos.
Religião
No Vietname existem diferentes religiões como o Budismo, o Taoísmo, o Cristianismo, o Confucionismo, etc. No entanto, o Budismo Mahayanana é praticado por 80% da população, embora muitos não sejam praticantes.
Ao visitar os templos é muito importante respeitar as suas regras. Para entrar em todos eles é necessário:
- Manter o silêncio.
- Estar com os ombros e joelhos cobertos.
- Não pode mostrar o decote nem a barriga.
- Não pode utilizar leggings e roupas transparentes.
- É obrigatório tirar os sapatos.
- Nunca aponte os pés para a imagem do Buda, já que é considerada a parte mais suja do corpo.
- Não toque nos monges.
Eletricidade
A rede elétrica no Vietname tem voltagem de 220V e os pinos das tomadas são achatados ou circulares, tal como em Portugal. Nós levamos sempre um adaptador universal, mas não foi necessário utilizar.
Condições de higiene e saúde
Não existe nenhuma vacina obrigatória para viajar para o Vietname. Ainda assim, é recomendável fazer a consulta do viajante antes de ir. Leve consigo uma pequena farmácia com medicamentos, protetor solar, repelente de incestos e desinfetante das mãos.
É ainda necessário termos alguns cuidados extra, por exemplo:
- Beber apenas água engarrafada.
- Preferir bebidas sem gelo.
- Escovar também os dentes com água engarrafada.
- Lavar/desinfetar as mãos com frequência.
- Nas barraquinhas de rua, analisar se o local aparenta ter condições de higiene.
As casas de banho, no geral, são limpas. Em praticamente todas as que fomos havia papel higiénico e autoclismo.
Transportes
Existem várias formas de se deslocar pelo país. A forma mais cómoda e rápida para longos trajectos é de avião, nos voos internos. Existem várias companhias que oferecem os mesmos trajetos: Vietname Airlines, Vietjet Air, AirAsia e Bamboo Airlines. Antes de comprar a viagem de qualquer voo interno, é importante considerar se irá precisar de despachar bagagem. Isso influencia muito na hora da escolha. Às vezes o bilhete pode ser muito barato, mas o valor a pagar pela bagagem é alto. Outras companhias aéreas podem oferecer bilhetes mais caros, mas já com o despacho de malas incluído. Ainda assim, saiba que comprando com alguma antecedência, os voos internos são relativamente baratos.
Se quiser economizar e tiver tempo, pode sempre ir de comboio ou autocarro. Uma excelente opção é consultar o site 12Go ou ainda o Book a Way. Aqui pode comprar os seus bilhetes (avião, autocarro, comboio, barco, etc.) de forma segura e rápida. Ah, e funciona na Ásia toda! Ajuda imenso a quem está a planear a viagem e quer deixar tudo organizado no roteiro.
Sendo um país tão grande, a maioria dos turistas faz viagens noturnas, nos chamados Sleeper Bus ou Sleeper Train. Assim poupa tempo e dinheiro numa noite num hotel. Nós decidimos experimentar e ficámos rendidos. Fomos num comboio noturno de Ninh Binh para Da Nang e correu lindamente.
Andar de táxi no Vietname é barato, mas cuidado com os golpes. Não se esqueça de pedir para ligarem o taxímetro (em inglês, “taximeter” ou “meter”), já que alguns motoristas preferem tentar negociar o preço da viagem. Uma alternativa aos táxis é o Grab (uma empresa tipo a Uber). Nós instalámos a aplicação no telemóvel e utilizámos algumas vezes durante a viagem. Assim, sabíamos exatamente o preço que nos iriam cobrar e não teríamos de andar a negociar. Sendo um país que possui tantas motas, é muito recorrente a viagem de Grab ser também de mota. Tenha isso em atenção!
Trânsito
E já que mencionámos como se deslocar, vale a pena falar do trânsito no Vietname. Muito resumidamente, é CAÓTICO! Provavelmente irá chegar ao Vietname numa grande cidade e logo aí o choque é enorme. Então, saiba de antemão que os semáforos existem, mas são meramente decorativos.
No Vietname existe praticamente uma mota para cada habitante, o que torna tudo ainda mais difícil. Até o simples ato de atravessar a rua é um verdadeiro desafio. Na dúvida, atravesse com calma, sem correr – são as motas que se desviam, não o contrário.
Também irá reparar que é praticamente impossível circular a pé nos passeios. Isto porque ora são ocupados por motas ou por barraquinhas de comércio. Portanto sim, terá de circular pela estrada.
Quer conhecer uma sugestão de roteiro para o Vietname e saber mais dicas? Siga este link para o artigo completo do blogue Viver o Mundo.
Encontre no Instagram mais inspiração para as próximas escapadinhas
Comentários