Durante a pandemia de COVID-19 realizar uma viagem internacional tornou-se uma tarefa difícil. Restrições, confinamentos, testes, quarentenas e encerramentos de fronteiras, além de toda a insegurança causada pelo vírus, cancelaram os planos de muitos viajantes.

Agora, o cenário é outro. Com o avanço da vacinação em muitos países, há cada vez mais destinos que estão a receber turistas. Em muitos casos, apenas pessoas que já foram vacinadas contra a COVID-19. Contudo, há países que estão abertos a não vacinados, bastando ter um teste negativo à entrada.

Para qualquer destino, o recomendado é informar-se sempre junto às entidades oficiais sobre as regras a cumprir, uma vez que as mesmas podem mudar.

Veja algumas sugestões interessantes e inspire-se para uma próxima viagem internacional.

Canadá

Canadá
Canadá Lago Esmeralda, Banff créditos: Bruno Soares / Unsplash

Qualquer visitante pode entrar no Canadá desde que comprove a vacinação completa há mais de 14 dias. É também exigido teste PCR negativo e assinalar um formulário à chegada.

Belize

Belize
Belize Ruínas maias no Belize créditos: Robin Canfield / Unsplash

Para os viajantes vacinados não é necessário teste, basta entrar com o certificado de vacinação completo há mais de duas semanas. Quem não tiver este documento, tem de apresentar um teste PCR ou antigénio negativo.

Costa Rica

Costa Rica
Costa Rica créditos: Zdeněk Macháček / Unsplash

Não é preciso apresentar teste negativo. Para entrar, os viajantes têm de pedir e preencher um passe sanitário e ter um seguro de saúde que cubra despesas de alojamento e tratamentos médicos, no caso de ficar contagiado com o vírus da COVID-19 durante a viagem.

Maldivas

Maldivas
Maldivas Medhufushi créditos: Colin Watts / Unsplash

Este país insular do Oceano Índico foi dos primeiros a abrir-se ao turismo internacional, em julho de 2020, e assim tem permanecido. As exigências são: teste PCR negativo e formulário de saúde preenchido.

Seychelles

Seychelles
Seychelles La Digue créditos: Christian Cacciamani / Unsplash

Os viajantes internacionais, exceto quem vem de África do Sul, já podem ir conhecer este país insular paradisíaco. Para tal é necessário apresentar um teste PCR negativo e preencher um formulário antes da chegada.

Irlanda (apenas viajantes vacinados)

Irlanda
Irlanda Falésia de Moher créditos: Henrique Craveiro / Unsplash

Os viajantes europeus só precisam do certificado digital de vacinação para entrarem no país. Quem vem de fora da UE deve comprovar a vacinação completa para entrar sem necessidade de testes e quarentena.

França (apenas viajantes vacinados)

França
França Colmar créditos: Aswathy N / Unsplash

A França também já está a receber viajantes de todo o mundo que comprovem a vacinação completa. Quem vem dos Emirados Árabes Unidos tem de apresentar teste COVID-19 negativo.

Croácia

Croácia
Croácia Rab créditos: Boudewijn “Bo” Boer / Unsplash

Viajantes vacinados e não vacinados podem entrar na Croácia, desde que apresentem um teste negativo à entrada, realizado 72 horas, no caso de ser PCR, e 48 horas antes, se for antigénio.

Turquia

Turquia
Turquia Pirinççi Mahallesi créditos: Emre / Unsplash

Excetuando África do Sul e Brasil, a Turquia tem as portas abertas a todos os países. Exigências: teste PCR negativo e preenchimento de um formulário antes de entrar.

Tunísia

Tunísia
Tunísia Sidi Bou Said créditos: Noelle Guirola / Unsplash

Preencher um formulário online e apresentar um teste PCR negativo são as regras para quem quer entrar na Tunísia.

Omã (apenas viajantes vacinados)

Omã
Omã Sur créditos: Katerina Kerdi / Unsplash

Este país do Médio Oriente abriu portas ao turismo no início de setembro. É necessário apresentar o certificado de vacinação completo há mais de 14 dias e um teste COVID-19 negativo. É também necessário registar-se na app do Ministério da Saúde, a Tarassud+.

Egito

Egito
Egito Pirâmides de Gizé créditos: Simon Berger / Unsplash

No Egito é preciso apresentar um teste negativo, preencher um formulário e ter um seguro de saúde válido.