1 - Escolha o melhor para si

Assentos perto das saídas de emergência, assentos de corredor ou janela e assentos próximos da frente do avião são normalmente considerados os melhores lugares, mas dependendo das circunstâncias, um lugar que é bom para uma pessoa, pode não ser para outra.

Alguém que viaja em negócios, num voo de curta duração, pode preferir um assento no corredor, próximo da entrada do avião para poder desembarcar o mais rápido possível na chegada. Já alguém que viaja a lazer, num voo de longo curso ou noturno, poderá sentir-se melhor num assento ao lado da janela que lhe permita descansar a cabeça. Viajantes mais nervosos podem querer sentar-se no meio do avião, sobre a asa, onde há menos turbulência. 

Quando a companhia aérea permite marcar os lugares com antecedência, é importante escolher o que funciona melhor para si.

2 - Cuidado com os assentos na antepara

“Assentos na antepara” são os assentos diretamente atrás das barreiras físicas (como paredes, cortinas ou telas) que separam diferentes partes do avião. Como não tem assentos na frente, é mais difícil ficar preso, com outro passageiro reclinado no seu colo, e muitas vezes também se ganha espaço extra para as pernas.

Mas tenha cuidado: nem todas as linhas de “antepara” são iguais. Em alguns aviões, a primeira fila da antepara pode ser apertada e desconfortável, ou ficar perto das casas de banho ou da zona da tripulação onde há maior tráfego de pessoas e barulho. Além disso, lembre-se de que neste tipo de assento você não terá um local para guardar um item pessoal debaixo do assento porque não existe nenhum à sua frente e como se isso não bastasse, alguns aviões oferecem berços para bebés na antepara, o que implica o risco de passar o voo, próximo de uma criança a chorar.

3 - Verifique com antecedência o espaço disponível para as pernas

O espaço para as pernas não é igual em todos os aviões, pois não existe um padrão da indústria. Assim, antes de reservar o seu voo, investigue quais são as companhias aéreas que voam nessa rota e, em seguida, verifique como elas se comparam a nível de espaço. 

Sites como o SeatGuru, permitem conferir os  mapas dos assentos para quase todos os tipos de avião das principais companhias aéreas.

Preste atenção na inclinação do assento, especialmente se for uma pessoa alta. Esta é a medida de quanto espaço existe entre um assento e aquele imediatamente atrás ou na frente dele — quanto maior o número, mais espaço para as pernas você terá. 

O SeatGuru lista o espaço e a largura do assento (quando disponível) para a maioria das companhias aéreas e indica a localização das tomadas elétricas ou telas de TV pessoais em cada assento. Tenha em mente, porém, que o tipo de aeronave pode mudar no último minuto. Infelizmente não há como ter certeza absoluta sobre a configuração, até entrar no avião.

4 - Junte-se a um programa de passageiro frequente

Esta é a tática mais confiável que pode usar. Fornecer o seu número de passageiro frequente no momento  da reserva ajuda muito a garantir um bom lugar e a conseguir upgrades gratuitos para uma classe superior.

Guarde sempre os seus cartões de embarque até verificar na sua conta online que as suas milhas foram creditadas. Muitas companhias aéreas “esquecem-se” de o fazer, por isso é bom estar atento.

5 - Compre os seus voos com antecedência e faça o check-in on-line assim que for possível

O número de assentos disponível para pré-designação diminui à medida que a data da viagem se aproxima. O SeatGuru diz que normalmente não é possível escolher bons assentos no dia anterior ao voo, já que a maioria dos melhores assentos de avião esgotam rapidamente. Quanto mais cedo reservar o seu voo e fizer o check-in on-line, mais assentos estarão disponíveis e mais opções de escolha terá. 

Tente reservar os voos para terça ou quarta-feira, dias habitualmente menos movimentados, onde a probabilidade de haver assentos do meio livres é maior e ajuda quem está na janela ou no corredor a viajar  mais à vontade.

Se o check-in online não estiver disponível chegue cedo ao aeroporto para garantir o melhor lugar e fique atento às ofertas de última hora para upgrades com desconto em assentos da classe executiva e económica premium.

6 - Na dúvida, pergunte

Longe vão os dias em que pedir educadamente poderia lhe dar um upgrade num voo, mas vale a pena tentar se você não estiver satisfeito com a sua atribuição de assento. Quando chegar ao seu portão de embarque, pergunte se há algum outro assento livre. Se outros passageiros fizerem upgrade para a classe executiva ou não comparecerem ao voo, pode ter a sorte de conseguir um assento melhor.

Seja específico, se você souber exatamente qual é o assento em que está interessado, pode ser mais fácil para os funcionários da companhia acomoda-lo. Em vez de pedir “um bom assento”, tente pedir “um assento no corredor e à frente do avião” ou “um assento na saída de emergência”. Assim terá mais chances de conseguir o que deseja. 

Pergunte novamente antes de embarcar. Às vezes quem está a fazer o embarque consegue reatribuir assentos no último minuto.

Se mesmo assim não conseguir um assento desejável, espere até que as portas do avião se fechem. Aí você pode falar com a hospedeira de bordo e tentar mudar para um lugar desocupado. Verifique as últimas filas do avião, pois geralmente são os últimos assentos a ser atribuídos. 

Aborde os funcionários na porta de embarque e a tripulação de bordo com cortesia. Eles ouvem reclamações e pedidos o dia todo, a paciência em regra não é muita, mas experimente falar com gentileza e pode ser que se surpreenda!