Devils Tower ou a Torre do Diabo é uma montanha de aspeto invulgar, composta por centenas de pilares de basalto de origem ainda não totalmente conhecida. 

A formação geológica com cerca de 386 metros de altura e uma altitude total de 1559 metros acima do nível do mar foi declarada Monumento Nacional em 1906 pelo presidente Theodore Roosevelt, transformando-se no primeiro lugar no território norte-americano a alcançar essa distinção, mas muito antes disso já era um local especial para os índios norte-americanos.

Lendas e origem do nome 

O nome de "Torre do Diabo" surgiu em 1875 a partir de uma tradução incorreta do Coronel Richard Irving Dodge que interpretou o nome original dado pelos nativos — "Mato Tipila", que significava "Torre do Urso", como "Torre de um Deus Mau". 

As paredes da rocha possuem inúmeros sulcos que, segundo uma das várias lendas índias associadas ao local,  eram marcas deixadas pelas garras de ursos que, na perseguição de duas meninas tentaram escalar o, inicialmente, pequeno monte. As meninas, no entanto pediram ajuda ao Grande Espírito, uma divindade que para as salvar e manter em segurança, fez a montanha crescer até o céu, transformando as meninas em estrelas.

Por milhares de anos, os Cheyenne, Crow, Arapaho, Lakota, Kiowa e outras tribos contaram histórias como esta e realizaram cerimónias à sombra desta torre e ainda hoje, muitos vão até este local para adorar, jejuar e celebrar. Ao longo do ano (mas especialmente em junho) as tribos realizam cerimónias e rituais de grupo como a Dança do Sol, e deixam, nas árvores perto da base da Torre do Diabo, panos coloridos como oferendas pessoais de oração ou em memória de uma pessoa ou lugar.

Devils Tower
créditos: PxHe

Escalar a Torre do Diabo

A torre foi escalada pela primeira vez a 4 de julho de 1893 por William Rogers, um agricultor local, mas só em 1937 despertou o interesse de alpinistas profissionais.

Hoje, alpinistas de todo o mundo adoram se desafiar com esta parede, quase vertical.

A escalada é possível durante todo o ano, exceto no mês de junho, quando o monólito é reservado para os rituais sagrados das tribos indígenas. 

A Torre do Diabo em Hollywood

Este misterioso bastião basáltico que alguns geólogos atribuem a uma formação de origem vulcânica, também fascinou Hollywood e realizadores como Steven Spielberg, que em 1977 o usou como cenário no filme de ficção científica de 1977 "Contactos Imediatos de Terceiro Grau".