Texto enviado por Pedro Pereira, estudante da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

"Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer", já dizem os mais antigos e, claramente, que os mais novos devem seguir este velho ditado à risca (pelo menos a primeira parte). Começar o dia com uma ida até à Ribeira, onde se pode ver o acordar do rio Douro e onde a neblina matinal pinta uma das mais belas paisagens nortenhas, parece um excelente plano para quem chega ao Porto e pretende por cá ficar durante os seus tempos de estudante.

A seguir, e para quem quiser tomar um bom pequeno-almoço, uma longa subida até à "melhor torrada" espera-o. Perto da reitoria da Universidade do Porto (antiga faculdade de ciências), encontra-se a confeitaria "Amarelo Torrada", casa das melhores torradas da cidade do Porto. Com doce de abóbora, morango ou mesmo manteiga, de certeza que a barriga de um estudante ficará bastante satisfeita.

Ribeira
Ribeira créditos: Lusa

Mas claro que um universitário não se pode dar ao luxo de tomar o pequeno-almoço "na rua" todos os dias. Uma ida até ao célebre Mercado do Bolhão é uma excelente ideia para quem quer comprar os mais frescos produtos para as suas refeições. O Bolhão é a alma do porto, lá pode-se encontrar uma mão cheia de simpatia e sotaque e outra cheia de belas iguarias para a melhor dieta mediterrânica.

E com tanto peixe fresco e bons cheiros, é normal que o estômago comece a dar horas, e para isso mesmo existe um sítio perfeito para os mais variados gostos: o Food Corner. Numa transversal da rua de Santa Catarina, encontra-se o edifício de quatro pisos que pretende agradar todas as bocas. Desde sushi até aos hambúrgueres do "Munchie", o Food Corner oferece comida boa e barata, num espaço acolhedor.

Aproveitando a proximidade com a rua de Santa Catarina, está na hora de passear por esta célebre rua. Recheada das mais variadas lojas de roupa, joalharias e barraquinhas artesanais, a rua enche-se diariamente de turistas e naturais que deambulam por um dos maiores ex-líbris da cidade.

Mercado do Bolhão
Mercado do Bolhão créditos: Lusa

Mas o calor do Porto não vem só das pessoas. O bom tempo constante convida a um gelado, e por isso, uma ida até à geladaria Santini faz as delícias de muitos (até chegar lá recomenda-se uma passagem pela estação ferroviária de São Bento. A beleza dos seus azulejos encanta todos os que por lá passam e proporciona fotografias incríveis).

O final de tarde aproxima-se e, por isso, chegou a hora de correr até ao Passeio das Virtudes e lá, rodeado de um grupo de amigos, e com uma cerveja bem fresquinha na mão, estão reunidas as condições para assistir ao pôr-do-sol mais bonito da cidade. Com os olhos em Gaia e os pés sobre o Douro, o final de tarde tem tudo para ser inesquecível.

No entanto, quem vem ao Porto não pode de cá sair sem provar uma das suas maiores iguarias: a francesinha. Esse prato, que será o companheiro de muitos jantares de um estudante universitário, pode ser degustado num dos mais famosos restaurantes da cidade: o restaurante Santiago. Mesmo em frente ao Coliseu do Porto, este restaurante é a casa das mais saborosas francesinhas portuenses.

Palavra de estudante: O que não pode perder no Porto
Vista da igreja dos Congregados e da estação de S.Bento, praça Almeida Garret créditos: Lusa

E está na altura de voltar a subir os Clérigos até chegar à reitoria, onde o "Piolho" aguarda pela chegada dos estudantes que de copo na mão divertem-se com os seus novos colegas da faculdade. Mas a noite ainda é uma criança e por isso, ainda sobra tempo para ir até às famosas Galerias, que, repletas de bares para todos os gostos (como o Plano B ou o Armazém do Chá), convidam os jovens portuenses a acabar a noite com um passo de dança e um sorriso na cara.

Veja também: Palavra de estudante: O que não pode perder Braga


Também é estudante e tem sugestões sobre alguma cidade, dentro e fora de Portugal? Envie as suas dicas de locais, atrações, restaurantes ou bares para o e-mail sapo.viagens@sapo.pt e o seu artigo poderá ser publicado no SAPO Viagens.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.