
De acordo com o VDR Business Travel Report 2024, 69% das empresas já permitem a combinação de viagens de negócios com viagens privadas e outras 19% planeiam introduzir esse benefício. Aliás, esta tendência já era previsível desde 2021, altura em que um estudo da SAP Concur (SC) conclui que, na Alemanha, mais de metade dos viajantes em negócios (52%), gostariam de prolongar as suas viagens de negócios para incluírem férias pessoais. Este caso específico da Alemanha é extensível à Europa.
Porquê combinar viagens de trabalho com lazer?
A combinação de viagens de negócios com atividades de lazer está a tornar-se cada vez mais comum no mundo do trabalho. Os viajantes frequentes estão particularmente interessados nesta forma flexível de viajar, segundo um comunicado da SC.
Conforme a SC, os motivos por detrás desta preferência variam: enquanto dois em cada cinco viajantes querem aproveitar a oportunidade para explorar novos locais em vez de estarem apenas de passagem (44%), de acordo com a Associação Alemã de Viagens (DRV), para outros, o principal objetivo é a recuperação após reuniões de negócios intensas (34%).
E como é que as empresas podem apoiar esta tendência e aumentar a satisfação dos trabalhadores? A SAP sugere que ofereceram, por exemplo, políticas de viagem flexíveis e regras transparentes em matéria de reembolso de despesas.
Quatro fatores de sucesso para as viagens bleisure, segundo a SAP Concur:
1. Demarcação do tempo
Uma transição claramente definida entre as viagens profissionais e pessoais é a base para o êxito das viagens de lazer. Os trabalhadores e os managers devem acordar desde o início quando termina a parte profissional e começa o tempo de viagem pessoal. Isto cria clareza para todos os envolvidos e permite um planeamento de férias descontraído.
2. Tipo de viagem e destino
O tipo de viagem de negócios abre diferentes possibilidades para uma extensão privada. As conferências e as feiras comerciais são perfeitas para um fim de semana prolongado graças ao seu calendário fixo, enquanto as reuniões com clientes podem ser planeadas de forma mais flexível. Na primavera, muitos destinos também proporcionam atrativas oportunidades de lazer como os primeiros dias de praia ou o tempo quente.
3. Escolha do alojamento
A escolha do alojamento correto é fundamental para uma viagem de lazer bem-sucedida . Um estudo (3 Key Factors in Bleisure Travel Hotel Choice - Global Business Travel Association - GBTA) da Global Business Travel Association, GBTA indica que em 82% das viagens bleisure, os viajantes ficam no mesmo alojamento para as suas viagens de negócios e de lazer, o que não só simplifica a organização como também permite prolongar a sua estadia sem complicações. Ao escolher um hotel, devem ser considerados fatores como a localização, as instalações e a adequação a ambos os objetivos da viagem: uma localização central para reuniões de negócios, mas também com boas ligações para atividades recreativas.
4. Gestão profissional das despesas
Para que as despesas de deslocação sejam dedutíveis nos impostos, é essencial que exista uma separação clara entre despesas profissionais e pessoais. Do mesmo modo, qualquer reembolso por parte da entidade patronal deve ser transparente para evitar mal-entendidos. De acordo com a DRV, 53% das empresas já cobrem os custos de deslocação de e para a viagem de negócios para viagens de lazer, por exemplo, permitindo uma chegada ou partida mais tardia no destino da viagem de negócios.
As soluções digitais de despesas de viagem podem ajudar, automatizando processos e fornecendo uma discriminação clara das despesas, para que os custos de viagens pessoais não acabem na fatura. Por outro lado, as empresas devem comunicar de forma transparente com os seus viajantes sobre se e como podem utilizar os canais da empresa para a parte pessoal da sua viagem
Bleisure: Uma combinação que pode ser vantajosa para todos
Permitir que os colaboradores combinem viagens de negócios com férias aumenta a sua satisfação e produtividade. As empresas beneficiam ao terem equipas motivadas e ao mostrarem que apoiam formas de trabalho modernas e flexíveis. As pessoas que podem usufruir de tempo livre gostam de viajar em trabalho - e isso também torna as empresas mais atrativas para novos talentos.
Muitas organizações regem-se pela legislação em vigor e o prazo para gozar os restantes dias de férias ou, as designadas "férias em atraso", termina a 30 de abril, e nesse sentido, é uma altura ideal para combinar viagens de negócios com dias de férias que sobram e fugir à rotina, descobrindo novos lugares.
Comentários