Um tipo de férias que ainda não experimentámos é o típico “tudo incluído” e achamos que, com uma bebé de 6 meses a bordo, esta poderá ser uma experiência ótima para toda a família!

Em breve vamos passar uma semaninha nas Caraíbas e já andamos a contar os dias para a partida… Até lá vamos preparar esta nossa escapadinha e claro que a protecção solar é uma prioridade, principalmente quando viajamos com uma bebé tão pequenina. Aliás, com o Verão a chegar, esta deve ser uma prioridade para todas as famílias com pequenotes.

Estas são as principais regras para uma exposição saudável de bebes ao Sol, mas relembramos que são apenas dicas gerais, não dispensam o aconselhamento do vosso médico ou em caso de viagem, uma consulta do viajante para a família.

1. A regra principal: bebés com idade inferior a 1 ano não devem ser expostos diretamente ao Sol e deve ser evitada até aos 3 anos. Mas esta regra não se aplica apenas aos momentos de praia ou piscina, mesmo nos passeios no carrinho/marsúpio eles devem estar protegidos, sem pele diretamente exposta ao sol.

2. Devemos evitar permanências/passeios ao ar livre nas horas de maior calor (entre as 11h e as 17h). E aqui cuidado com aqueles almoços em esplanadas em que pode até estar muito agradável para um adulto, mas ser já demasiado calor para um bebé.

3. Devemos preferir o uso de roupa de praia com proteção solar contra os raios UV com UPF (UV protector factor) > 30. Agora estes artigos podem ser facilmente encontrados em lojas de roupa ou farmácias. Porém o importante é proteger a pele dos raios solares, por isso, o uso de roupas de algodão leves e frescas também é válido.

4. Devemos colocar-lhes óculos de sol e chapéu de abas (preferencialmente, que tapem a zona do pescoço).

5. Na praia/piscina os bebés devem ser mantidos à sombra do guarda-sol, com roupinha de algodão ou com protecção UV e mesmo assim devemos aplicar protetor solar (idealmente minerais/físicos com FPS 50+) de forma generosa e frequente quando idade superior a 6 meses.

São regras muito simples e fáceis de cumprir e que devem ser respeitadas mesmo em dias nublados em que as temperaturas mais baixas podem fazer esquecer que a radiação UV chega à pele na mesma intensidade.

Agora vamos pôr o protector e as roupinhas de praia já prontos para ir para a mala. Vão ser dias de muito descanso, assim esperamos, e depois damos o feedback deste tipo de férias.

Para irem acompanhando esta viagem, estejam atentos ao nosso instagram @wat.to.sydney.

Ate já e boas viagens!

Fontes: WHO.org; www.apcancrocutaneo.pt; www.dgs.pt

Sobre a família Wat

A Carolina e o Pedro são médicos especializados em Medicina de Aviação e Medicina de Viagem. Juntos já visitaram mais de 60 países e agora partem para novas aventuras com a bebé Wat e a peluda de 4 patas, Sydney. Podem acompanhar as suas viagens no instagram @wat.to.sydney

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.