Hoje falamos de portas e entradas para lugares desconhecidos. É o que pensamos quando nos sugerem uma visita a Marrocos, um destino aos pés de Portugal e que invoca mistérios e diferenças. O desconhecido não significa insegurança. Para isso estão as agências de viagens, para ajudar os viajantes mais prudentes.

A maior vantagem em reservar numa agência de viagens como a Bestravel é o conforto para o cliente: maior controlo de custos, roteiro definido, seguros incluídos e acompanhamento personalizado.

Férias são também sinónimo de tranquilidade. Por vezes precisamos de desafiar-nos e procurar algo além do previsível para, no final, ter histórias para relembrar e contar a familiares e amigos. Já pensou em partilhar aventuras como As mil e uma noites? O melhor é que para escrever esta coleção de contos populares não precisamos de ir até ao Médio Oriente ou sul da Ásia. Basta uma pequena viagem de avião (1 hora) até Marrocos, o lugar onde as portas se abrem a um novo mundo, com praia incluída.

O estilo arquitetónico da porta marroquina é algo que não passa despercebido a quem por lá passeia. Seja pelas cores ou pelos adornos, irá encontrar uma porta diferente a cada esquina, pois Marrocos serve para isso mesmo, para se perder do habitual e entrar em novas aventuras.

Se quiser continuar a viver esta aventura rode a maçaneta neste belo conjunto de destinos que temos para si. São dicas preciosas, tais como os lugares que vai gostar de descobrir em Marrocos. O melhor de tudo é que o SAPO Viagens e a Bestravel têm uma viagem para lhe oferecer. Veja abaixo as condições do passatempo.

Marraquexe

É a cidade das sensações inesperadas. Tudo aqui parece acontecer a uma velocidade incompreensível e arrebatadora. Os cheiros das especiarias nos souks, as luzes escaldantes da praça Jemaa El-Fna e os labirintos das medinas deixam os visitantes estonteados pela sua riqueza cultural.

Um riade em Marraquexe
Um riade em Marraquexe créditos: Alexandra Gorsche em Pixabay

Já pensou em ficar alojado num dos muitos riads espalhados pela cidade? São pequenos palácios orientais em torno de um pátio central. Muitos deles com pequenas piscinas interiores, onde podemos relaxar depois de um dia longo a conhecer a cidade.

Se é modernidade que procura, então os bairros de Guéliz e Hivernage são o que precisa. Aqui encontrará boutiques de luxo e lojas de pronto-a-vestir internacionais que não ignoraram o carácter de Marraquexe.

O Jardim Majorelle, adquirido por Yves Saint Laurent e Pierre Bergé em 1980, situado no centro de Marraquexe, é um dos locais mais visitados, e não é para menos, pois foi buscar inspiração aos jardins islâmicos. Aqui também alberga um importante museu da cultura berbere.

O Palais des Congrès e o Théâtre Royal são os lugares festivos e culturais de referência na cidade. Aproveite Marraquexe à noite, assuma os muitos locais tradicionais ou clubes da moda, que refletem a alegria de viver dos seus habitantes.

Em Marraquexe pode ainda aproveitar para visitar o deserto. A cerca de 600 quilómetros está Merzouga, uma cidade perto das populares dunas de areia Erg Chebbi, e aproximadamente a 360 ​​quilómetros encontra-se Zagora, perto das dunas Erg Chigaga. Fale com a agência sobre a possibilidade de realizar excursões e dormir sob o céu estrelado.

Gosta de sentir o cheiro do chá de hortelã, da simplicidade de um cuscuz marroquino e da explosão de especiarias de um tagine? Marraquexe é definitivamente para si.

Saïdia

Faça agora uma curta pausa no deserto e venha daí até Saïdia, a estância balnear por excelência de Marrocos e mais conhecida como a pérola azul. Um pedaço de 14 quilómetros com águas azuis e amenas, que encaixa perfeitamente nas férias de família ou amigos.

Saïdia, a pérola azul de Marrocos
Saïdia, a pérola azul de Marrocos créditos: istock/bestravel

Além de poder relaxar em praias de areia branca e sol convidativo, Saidia tem atividades que vão desde o golfe até aos desportos aquáticos. Durante a noite, depois de um passeio tranquilo na marina, sente-se numa esplanada e desfrute dos restaurantes que servem especialidades da região, os peixes e mariscos.

Aproveite para visitar a cidade de Oujda. O património arquitetónico e a medina bem preservada encantam até os mais céticos. Sinta a natureza marroquina no parque Lalla Aicha e no jardim Lalla Meriem.

Saïdia oferece 300 dias de sol por ano e o clima é muito ameno. No verão, as temperaturas podem chegar aos 40 graus, mas a média ronda os 30°C.

Tal como acontece em Marraquexe, o chá de menta continuará a fazer-lhe companhia, mas desta vez o cenário é diferente: mais azul e branco.

Al Hoceima

Continuamos em tons de azul nesta viagem por Marrocos. As pessoas tendem a esquecer-se que Marrocos tem uma costa mediterrânica de fazer invejar a muitos países do sul da Europa. Al Hoceima é outra pérola do país africano, à semelhança de Saïdia.

O mar azul de Al Hoceima
O mar azul de Al Hoceima créditos: Jawad Himmit em Unsplash

Al Hoceima tem uma linha costeira que traça o contorno de uma das mais belas baías de Marrocos, compondo um magnífico cenário, que se mostra em perfeita simbiose com a natureza.

Al Hoceima não é apenas uma simples cidade costeira. Nos arredores da cidade, perto da vila de pescadores de Torres de Alcala, encontram-se as ruínas de cinco torres de vigia. Os portugueses tinham-nas construído quando ocuparam a região. Hoje, o sítio oferece caminhadas agradáveis para todos os amantes de pedras antigas.

Na própria cidade, o porto ganha vida com a atividade dos pescadores, sendo um lugar perfeito para se entrosar com os costumes. Mais adiante, visite a Corniche Morro Viejo. Oferece uma vista magnífica sobre a cidade e a baía.

Coloque a atividade física em dia com um passeio pelo Parque Nacional de Al Hoceima, um local de grande beleza natural, onde se encontram alguns dos trechos de costa rochosa mais bem preservados do norte de Marrocos.

Se está em Al Hoceima é porque foi à procura de praias e aqui há muitas, umas mais bonitas do que outras. Estas são aquelas que não podem faltar como cenário para mais tarde mostrar aos familiares: Plage Matadero, Plage Sfiha, Plage Isly e Plage Calabonita.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.