Dentro do grupo de amantes de viagens de todo o mundo existem vários tipos diferentes de viajantes que correspondem a diferentes perfis e formas de viajar. Abaixo encontra descrições de alguns destes perfis. Veja em qual se enquadra e quais os melhores destinos para a sua próxima aventura pelo mundo!


O Backpacker / Mochileiro

Tipos de viajantes

Bem, na realidade não se pode limitar a descrição do mochileiro (ou backpacker) a um tipo apenas de pessoa, já que, dentro do grupo de pessoas que parte mundo fora apenas com uma mochila às costas, existem vários tipos de perfis diferentes. No entanto há algo que têm em comum: a vontade de descobrir o maior número de países com o menor budget possível.

Melhores Destinos: Sudeste Asiático, América Latina

O Peregrino

Tipos de viajantes

O viajante peregrino é aquele que não resiste a incluir todos os tipos de locais de culto religioso no seu plano de viagem. Igrejas, templos, capelas, catedrais… é certo que estes locais estarão em grande quantidade no seu itinerário de viagem. Por vezes, o próprio objetivo principal da viagem poderá ser a iluminação a nível religioso.

Melhores Destinos: Caminho de Santiago, Vaticano, Cracóvia (Polónia), Lumbini (Nepal), Jerusalém (Israel), Mecca (Arábia Saudita)

O Viajante Hippie

Tipos de viajantes

O viajante hippie não encara a viagem como férias. Ele vive a viagem intensamente dia a dia. O seu budget vai sendo alimentado por trabalhos ocasionais que encontra em viagem, o próximo destino é definido conforme a vontade do destino. Viaja de boleia, mergulha a fundo na cultura local e vive cada momento intensamente.

Melhores Destinos: o continente africano no geral e qualquer destino fora das habituais rotas turísticas

O Influencer

Tipos de viajantes

Este é o tipo de viajante que está sempre à procura do local e momento perfeito em viagem para captar “aquela” fotografia que vai fazer disparar o número de seguidores das suas redes sociais. O roteiro tem sempre em conta os locais mais fotogénicos que lhe oferecerão as maiores possibilidades de tirar a fotografia perfeita para partilhar com a sua vasta comunidade de seguidores online.

Melhores Destinos: Bali,  Praia dos Porcos (Bahamas), Pedra do Telégrafo (Rio de Janeiro, Brasil), Cappadocia (Turquia), Praia dos Flamingos (Aruba), Lagoa Azul (Islândia)

O City-breaker

Tipos de viajantes

O city-breaker é aquele viajante que não perde uma oportunidade para escapar no fim de semana para algum destino dentro ou fora do país. Está sempre atento a promoções de voos online, sendo bastante normal alinhar em planos de última hora.

Melhores Destinos: qualquer grande cidade europeia ou destino dentro de Portugal

O Poupadinho

Tipos de viajantes

O viajante poupadinho não deixa que a escassez de dinheiro pare os seus planos de viagem. Está constantemente à procura de formas de poupar dinheiro e de oportunidades de voos baratos para destinos onde o custo de vida seja mais baixo. Se eventualmente viajar para um destino com um custo de vida mais elevado, vai fazer de tudo para manter o seu orçamento o mais reduzido possível. É normal vê-lo a partilhar quartos e cozinhar quase exclusivamente em hostels, a viajar sempre de transportes públicos (mesmo quando isso significa ficar 30 horas em autocarros) ou a procurar outros viajantes com quem dividir despesas.

Melhores Destinos: Vietname, Tailândia, Laos, Camboja, India, Filipinas

O “Party Animal”

Tipos de viajantes

O party animal é aquele tipo de viajante que está sempre à procura da próxima oportunidade para se divertir. Normalmente passa o dia inteiro a dormir para se preparar para mais uma noitada repleta de música, copos e muita gente gira.

Melhores Destinos: Ibiza (Espanha), Cancun (México), Amsterdão (Holanda), Tel Aviv (Israel), Banguecoque (Tailândia), Barcelona (Espanha)

O Aventureiro

Tipos de viajantes

Este é o viajante que não perde uma oportunidade para se desafiar, levando corpo e mente ao limite. Trekkings, escaladas, viagens extensas de bicicleta ou acampar em plena natureza selvagem são algumas das atividades onde é certo encontrarmos o viajante aventureiro.

Melhores Destinos: Peru, Nova Zelândia, Austrália, Mongólia, Borneo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.