Nesta altura do ano, as pistas de esqui enchem-se de turistas e amantes da modalidade. No entanto, e por muito divertido que seja esquiar e gozar ao máximo a estadia na neve, há informações a reter e precauções a tomar quando estamos nas pistas.

Eis algumas dicas e informações a ter em conta:

1. O risco de avalanche varia de acordo com a região. Há cinco níveis internacionais no que diz respeito ao risco de avalanche: 1 Baixo, 2 Moderado, 3 Considerável, 4 Alto e 5 Extremo.

2. Na noite anterior ao esqui, deve consultar informação sobre o risco de avalanche na zona onde está. Se houver motivo de preocupação, sabe que no dia seguinte deve evitar estar em certos locais.

3. A avalanche é uma situação séria, e se viaja em grupo todos devem estar na mesma sintonia quanto aos riscos. Isto serve para evitar desafios por parte de um ou mais elementos e que possam colocar os outros em perigo.

4. Quando for para a pista, coloque na mochila uma pá e no telemóvel devem estar os números de socorro da zona. Saiba que, no caso de alguém ficar soterrado devido a avalanche, 15 minutos é o tempo ideal para retirar uma pessoa submersa, onde a possibilidade de sobrevivência é alta.

5. Procure no resort para onde vai, ou antes da viagem, cursos de dois ou três dias sobre segurança na neve.

6. Informe-se bem sobre a estância de esqui que vai frequentar, incluindo estradas de acesso e pistas.

7. Aprenda a identificar pistas com inclinação de 30 graus ou mais, pois é nestas onde há mais probabilidade de ocorrer uma avalanche.

8. Em zonas onde há risco de avalanche nunca ande com os bastões presos ao pulso. No caso de ser apanhado numa avalanche, uma das primeiras coisas a fazer é tirar os esquis e os bastões.

9. Nas estâncias de grande altitude (como Alpes e Serra Nevada, por exemplo), deve evitar o consumo de álcool e manter-se hidratado.

10. Quando chegar à estância, peça o código FIS de conduta e segurança para todos os utilizadores das pistas e siga as normas com atenção.

11. Esqui ou snowboard fora de pista deve ser feito com o uso de equipamentos de localização e com a orientação de um guia especializado.

12. Utilize sempre equipamento em bom estado e capacete. Os acidentes acontecem mesmo a quem já sabe esquiar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.