Se têm um membro canino na vossa família e querem que ele também participe nos dias de descanso e diversão durante as férias, então só há uma solução: têm de o levar.

Mesmo quando esses dias de férias implicam uma viagem de avião? Sim!

Se seguirem estas dicas, levar o cão no avião pode transformar-se em mais um daqueles momentos para mais tarde recordar:

- O animal tem de ter um passaporte. É emitido por um veterinário, onde constam todas as informações pessoais (com espaço reservado para foto e tudo!). O passaporte é gratuito e passado na hora.

Passaporte canino
créditos: Viajar em Família

- Em algumas companhias aéreas, os cães podem viajar a partir das 8 semanas de idade.

- O cão tem de viajar num saco ou caixa de transporte adequado para o efeito, com rede ou aberturas para o animal conseguir respirar e dimensões aprovadas pela companhia aérea.

- Os animais podem viajar na cabine ou no porão, depende do seu tamanho e peso (na cabine normalmente é aceite até 8 a 10 kg de peso total).

- O preço a pagar pela viagem depende muito da companhia aérea, mas existem valores a partir dos 25 euros para voos nacionais e 40 euros para os internacionais.

- É preciso assegurar que o animal está em perfeitas condições de saúde e tem as vacinas em dia, principalmente a da raiva.

- Evitar alimentar demasiado o animal algumas horas antes da partida, para evitar vómitos e outros “descuidos”.

- Dependendo da duração do voo ou até da tolerância do animal às viagens, pode ser boa ideia dar um comprimido para o enjoo.

- Depois de aterrar e já no aeroporto de destino, oferecer água e alimento ao animal e, claro, dar muitos mimos por juntos terem conseguido completar mais uma nova aventura!

Não se esqueçam que algumas companhias aéreas low cost não dispõem deste serviço de voar com animais de companhia, apenas permitem entrar cães-guias nos aviões.

Por isso, consultem sempre a companhia aérea com a qual estão a pensar viajar pois cada uma tem as suas próprias condições. E, mesmo quando já têm o voo decidido, confirmem com antecedência a disponibilidade de lugares para levar o cão no avião. É necessária autorização prévia por causa da limitação de espaço reservado aos animais de estimação.

E finalmente, mas também importante, convém confirmar que o alojamento onde a família vai passar férias aceita animais. E se tem, ou é preciso levar, uma cama para este membro da família tão especial.

Por Joana Batista do Viajar em Família

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.