A estrada de montanha que compõe a Rota Alpina Tateyama Kurobe, fica no Monte Tateyama, a uma altitude de 2.450 metros, e atravessa as regiões de Toyama e Nagano, conhecidas como as zonas mais geladas e com mais neve  de todo o Japão.

A estrada, formada por uma via dupla, está aberta ao público desde 1971 e desde então permite a passagem de esquiadores, automóveis e autocarros. É, sem dúvida, uma das atrações turísticas mais visitadas do país, construída com total respeito pelo meio ambiente para proteger o maravilhoso património natural da região. 

A rota oferece vistas panorâmicas  fantásticas e paisagens deslumbrantes das montanhas nevadas e florestas.

Ao longo do caminho os visitantes passam por várias atrações como as Cataratas de Shomyo, as maiores cascatas do Japão (com uma altura de 350 metros); o Vale do Inferno (Jigokudani), um lugar fascinante com atividade vulcânica; a Caldeira de Tateyama e a Barragem de Kurobe, a maior barragem do Japão, com 186 metros de altura.

Existem também vários restaurantes e hotéis ao longo da estrada, incluindo em Murodo, o ponto mais alto da rota, o hotel e o terminal de transportes localizados a maior altitude do Japão.

A rota oferece igualmente uma visão da cultura e história local, com templos antigos e outros pontos de interesse.

Para admirar a grande muralha branca de gelo, o melhor é percorrer a rota entre abril e maio, quando a neve atinge a sua altura máxima.

Os chamados “Alpes Japoneses” são conhecidos pelos seus abundantes nevões, e a passagem "Yuki no Ootani" (traduzido como "grande vale de neve”), torna-se inavegável desde meados de novembro até ao início de abril. É tão impenetrável que por vezes são necessários três meses de trabalho, com  limpa-neves especiais e a a ajuda de escavadoras e tratores potentes, para tornar a estrada acessível na primavera.

Como visitar

A rota está aberta de meados de abril até o final de novembro. É recomendado visitar entre maio e setembro para evitar o clima mais frio e a neve intensa.

A partir de Tóquio (ou outras partes do Japão), apanhe um comboio rápido “Shinkansen” até Nagano. De Nagano, apanhe o comboio da linha Oito de Matsumoto até à estação Shinano-Omachi. Daqui deve fazer mais 40 minutos de autocarro até Ogizawa, que é o centro de transporte mais próximo da rota.

Em Ogizawa pode finalmente começar a sua jornada pela Rota Alpina Tateyama Kurobe. A rota envolve várias formas de transporte, incluindo autocarros, elétricos e um teleférico

O percurso total inclui seis transbordos e, se for realizado sem interrupções, leva cerca de cinco horas

Fazer a Rota Alpina Tateyama Kurobe não é tarefa fácil, mas é uma das aventuras mais espetaculares que podemos viver no Japão.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram