As celebrações da peregrinação de 12 e 13 de maio no Santuário de Fátima vão ter um limite de 7.500 pessoas, anunciou hoje a instituição, que considera que a pandemia “ainda não oferece garantias” para acolher “sem reservas” todos os fiéis.
As receitas da taxa paga obrigatoriamente pelos turistas em Cabo Verde caíram 96,7% em fevereiro, face a 2020, para 54 mil euros, devido à “baixíssima” procura turística provocada pela pandemia de covid-19, indicam dados oficiais.
A estrada movimentada que conduz ao centro de yoga da Quinta do Anjo, concelho de Palmela, contrasta com a banda sonora de aves e sapos que, no interior, acompanha a prática milenar da “dádiva universal da Índia para o mundo”.
O sortido de especiarias e temperos que está na base da gastronomia indiana é a melhor imagem para ilustrar a diversidade da comunidade que vive e trabalha em Portugal, procurado pela política migratória mais aberta.
A Câmara de Mira volta a acionar o Serviço de Prevenção ao Afogamento, no dia 15, à semelhança do que fez em 2019 e 2020, nomeadamente na Praia de Mira, que conquistou o galardão Bandeira Azul pelo 35.º ano consecutivo.
O Centro de Vigilância Sismovulcânica dos Açores esclareceu hoje que a medição do dióxido de carbono (CO2) nas termas das Caldeiras da Ribeira Grande é "rotina" e os valores detetados resultam de "ventilação natural reduzida quando o edifício está encerrado".
Um carregador de pianos vai à loja Lamiré levar um instrumento para afinar e, mais lá para baixo, bem na Baixa do Porto, a Casa Januário avia o enésimo pedido de “um quarto de café do melhor”.
O hidroavião “Lusitânia”, de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, fez história em abril de 1922 ao ligar o Atlântico, mas a passagem dos “aviadores” por São Vicente permanece na memória daquela ilha cabo-verdiana, que prepara as comemorações do centenário.
As obras na igreja e claustro de São Gonçalo, em Amarante, distrito do Porto, que decorrem há alguns meses, constituem a maior intervenção no monumento desde o século XVI, para recuperando "todo o seu esplendor", segundo os promotores.
O comboio histórico a vapor vai voltar a circular no sábado e no domingo na Linha do Vouga, a única de bitola estreita em funcionamento em Portugal, fazendo a ligação entre Aveiro e Macinhata do Vouga
A Cerâmica de Valadares, que abriu há um século em Vila Nova de Gaia numa data que viria a estar associada à palavra ‘revolução’, é hoje um marco de resistência após sobreviver a falências e pandemias.
Amarante é uma cidade do distrito do Porto, na sub-região do Tâmega, caracterizada pela indústria metalúrgica e fabrico de urnas funerárias. O município, onde residem cerca de 54 mil habitantes, é ocupado pelas serras do Marão, Meia Via e Aboboreira. O concelho é reconhecido pelo vinho verde.
A Direção Geral do Património Cultural (DGPC) incluiu os vestígios de arte rupestre em Vila Real no Sistema de Informação e Gestão Arqueológica – Endovélico, após alerta lançado por um grupo internacional de especialistas em história.
Quem passa na Avenida dos Bacalhoeiros, em Ílhavo, não consegue ficar indiferente a um conjunto de murais pintados nos pilares de um viaduto que pretendem perpetuar a epopeia da pesca do bacalhau tão presente na memória da população local.
A exposição "Ídolos - Olhares Milenares" é inaugurada hoje no Museu Nacional de Arqueologia (MNA), em Lisboa, abrindo ao público no sábado até 17 de outubro.
Sede de concelho e distrito, Viseu é a segunda maior cidade do centro do país, conhecida por ser uma das cidades com maior qualidade de vida em Portugal.
As Grutas de Mira de Aire, uma das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, reabriram ao público na terça-feira, após o “pior ano de sempre” na sequência da pandemia de covid-19, disse à agência Lusa o administrador.
Museus nacionais, municipais e galerias de arte de Lisboa, contactados pela agência Lusa, abriram portas a dezenas de visitantes "ávidos e contentes" pelo acesso à arte antiga e contemporânea, "mas com cautela", devido às restrições para a contenção da pandemia.
O Pachamama EcoPark nasceu como simples viveiro para produzir relva no Sal e devia receber “duas cabrinhas e um burro”, mas cinco anos depois é o local com mais vida e verde na mais árida ilha cabo-verdiana.
Dezenas de pessoas estiveram hoje presentes na abertura do Museu do Holocausto do Porto que, além de um equipamento cultural, pretende relembrar e informar sobre uma tragédia que “não se pretende que volte a acontecer”.
A Rua João Barreira, no bairro lisboeta de Telheiras, conhecida como a "rua das esplanadas", voltou hoje a ganhar vida com a reabertura destes espaços, permitindo a Liliana beber um café sentada, bem como sentir novamente normalidade e liberdade.