O projeto, que surge na parede da entrada principal do hotel é, em simultâneo, um encontro entre artistas locais do concelho de Óbidos e, ao mesmo tempo, prossegue com a divulgação da prática de bookcrossing (movimento de deixar um livro num local público para que outros o encontrem) que está implementada no Hotel há quase dois anos.

O ponto de partida do projeto #AgarrarArTe foi um fragmento de obra O Livro do Desassossego, da autoria do semi-heterónimo Bernardo Soares, personagem criada pelo próprio Fernando Pessoa. Foi selecionada uma das frases dessa obra publicada em 1982 - “Viajar? Para viajar basta existir” - para ilustrar a instalação artística que agora ornamenta a parede da entrada do Josefa d´Óbidos Hotel.

Após a criação de um Recanto de Leitura no Josefa d´Óbidos Hotel - o projeto #josefabookcrossing -, conjuga-se agora a arte, o turismo e a leitura, no projeto #AgarrarArTe que é o aliar da dedicação artística de Carlos Oliveira (ceramista escultor), de Jorge Lindinho (oleiro), de Cecília Ribeiro (designer de joalharia) e de Teresa Uva (designer de cerâmica e vidro).

“Um dos fragmentos do livro biográfico de Fernando Pessoa, com os pensamentos daquele que é um dos maiores autores do século XX, tinha de ser o ponto de partida para a singela instalação artística que pode observar-se na parede do nosso hotel", afirmam, em comunicado, Carlos Martinho e Zélia Martinho, proprietários do Josefa d´Óbidos Hotel. “Repleto de dedicação, de afeto e de muita criatividade surge o #AgarrarArTe... Batizámos este projeto local desta forma porque só através da garra, do entusiasmo, da inspiração e da partilha do tempo da Teresa, da Cecília, do Jorge e do Carlos, é que foi possível agarrar-se ideias e fundir-se noções de arte tão diferentes entre si", acrescentam.

A instalação artística “Viajar? Para viajar basta existir”, executada em terracota vidrada, junta-se agora às mais de 300 obras em português, inglês, espanhol e francês, que se encontram nas estantes do Recanto de Leitura do Josefa d´ Óbidos Hotel. O objetivo do projeto artístico local #AgarrarArTe é aumentar a motivação para a prática de Bookcrossing: os hóspedes continuam a ser estimulados a deixar um livro, para que outros o encontrem e o leiam, e a levar consigo outra obra em substituição.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.