O Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa, o primeiro hotel de cinco estrelas do distrito de Castelo Branco, situado no Fundão, entre a Serra da Gardunha e da Estrela, propõe um programa especial para o fim de semana do Dia da Mãe.  

A proposta inclui uma massagem de 60 minutos, acesso ao jacuzi e uma visita guiada a duas Aldeias Históricas da região com guia oficial das Aldeias Históricas de Portugal. As mães têm ainda um desconto especial no Restaurante Pecado e no Bar XVI.

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa
créditos: Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa

As aldeias incluídas no programa Dia da Mãe

Alpedrinha

Situada na encosta sul da Serra da Gardunha e protegida dos ventos do inverno, em Alpedrinha o ar é duma total limpidez.
Os romanos chamavam-lhe Petratinia e talvez tenha desaparecido com eles o mistério de um túnel que começa numa das ruas de Alpedrinha e acaba ninguém sabe onde, pois a sua escavação poderia pôr as casas em perigo.

Apesar de ter sido muito destruída durante as invasões napoleónicas, Alpedrinha conserva exemplares antigos de arquitetura nobre e popular nas suas pitorescas ruas, entre jardins e pomares. Casas populares com varandas de madeira decoradas com vasos de sardinheiras e escadinhas com alpendre, o grande Chafariz Real, barroco, que recorda D. João V, a harmoniosa igreja da Misericórdia, a fachada palatina da Casa da Comenda, de fundação muito antiga, a capela do Leão cuja decoração do pórtico se atribui ao escultor Nicolau de Chanterenne e outras edificações exemplares dos sécs. XVII e XVIII, são motivos que não deixarão de encantar quem passa por esta povoação.

As ruas típicas, com traçado medieval, as bonitas varandas, as casas de cantaria, e recantos floridos, onde impera a paz de espírito, juntam-se ao importante património de Alpedrinha.

Castelo Novo

Nascida numa colina subjugada às fragas da Serra da Gardunha, a aldeia de Castelo Novo está ligada aos primórdios da nacionalidade. Foi em 1208, no reinado de Sancho I, que Pedro Guterres doou a terra – de que era donatário – em testamento aos Cavaleiros Templários, e crê-se que nesta época o castelo estaria já em construção. Décadas mias tarde D. Dinis mandou renovar sua estrutura, e foi esta campanha de obras que deu à fortaleza de Castelo Novo as características góticas que ainda hoje apresenta.

À semelhança de muitas outras povoações da raia beirã, Castelo Novo cresceu à sombra e em torno das suas muralhas, com ruas estreitas, que serpenteiam por entre a encosta até à torre de menagem. No centro ergue-se, destacada, a Casa da Câmara, com as suas arcadas sob o terraço do andar nobre. Ao centro, integrado na fachada da câmara, o chafariz de D. João V, monumental e imponente mandado erigir pelo rei Magnânimo. Defronte, o pelourinho manuelino marca o centro da praça, e mais adiante, eleva-se a igreja matriz dedicada à Senhora da Graça, cujos muros brancos contrastam com as formas barrocas das janelas e portais de granito.

Sobre o Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa

O Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa resulta de uma reabilitação das ruínas do antigo Convento de Santo António, também conhecido por Convento do Seixo. Recuperado o primitivo convento do século XVI, conhecido como Ermida de Nossa Senhora do Seixo, entra-se no hotel onde se junta sob o mesmo teto, lazer, gastronomia e vinhos, negócios, natureza, cultura, saúde e bem-estar.

Com 16 quartos de amplas dimensões – alguns deles com lareira - quatro suites e quatro villas exteriores, dispõe ainda de duas piscinas, um spa, sala de reuniões e um restaurante – Restaurante Pecado – que ocupa toda a antiga igreja incluindo o altar quinhentista.

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa
créditos: Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa

Na zona das antigas oficinas monásticas, numa área com aproximadamente 150m2, encontramos o espaço de wellness e spa. Aqui os hóspedes podem encontrar duas salas para tratamentos e massagens, uma piscina com circuito de águas e jacuzzi e duas propostas diferenciadoras de terapia pelo sal, um frutuário e uma sala de haloterapia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.