A plataforma aberta SiteMinder, comércio hoteleiro, anunciou a lista de canais de distribuição que, ao longo do último ano, geraram a maior receita de reservas de hotéis em Portugal e em mais de 20 destinos turísticos populares em todo o mundo.

Em Portugal, os 12 principais canais online de reserva de hotéis em 2021, com base na receita bruta total realizada para todos os utilizadores da plataforma SiteMinder, foram:

1. Booking.com
2. Websites de Hotel (Reservas Diretas)
3. Grupo Expedia
4. Hotelbeds
5. Abreu Online
6. Jet2holidays
7. Traveltino
8. EC Travel
9. OTS Globe
10. World 2 Meet
11. Portimar
12. Tour10

A lista de Portugal – em linha com as tendências globais – revela que o setor hoteleiro, está a adotar uma estratégia de comércio online mais global, baseada, tanto em novos métodos, como nos já estabelecidos, de forma a alcançar novos clientes e a gerar receitas.

Além disso, esta estratégia comercial holística, consiste num maior equilíbrio entre os fluxos de receitas diretas e indiretas, sendo que as reservas diretas – pelo segundo ano consecutivo - são ainda o segundo maior motor de receitas para os hotéis portugueses, impulsionado pelo aumento de investimentos nos motores de reserva, website de hotéis, metasearch, pagamentos com contactless, apoio de consultores hoteleiros e aplicações especializadas e desenhadas para a conversão.

As reservas diretas, são agora, um dos dois principais gestores de receitas, não só em Portugal, como em mais de metade (12) dos mercados globais.

O ranking deste ano, apresenta também 29 novos canais de distribuição – incluindo o Tour10 em Portugal – que reflete a capacidade atual dos hotéis em gerar novas fontes de receitas na procura de novos clientes.

Outras conclusões importantes que apoiam uma maior adoção de uma estratégia global de comércio hoteleiro em Portugal, incluem a contínua relevância dos canais regionais, principalmente em locais com redução constante de viagens internacionais.

Em Portugal, destaca-se a Abreu Online, que saltou do sétimo para o quinto lugar, valendo-lhe a designação de ‘High Riser’, assim como a EC Travel e a Portimar, que mantiveram o oitavo e o décimo primeiro lugar da lista, respetivamente.

A constante importância dos distribuidores e outros fornecedores de canais de distribuição B2B, com os Bedbanks Hotelbeds, a liderar novamente o Top 12 em Portugal e em cada destino analisado.

A operadora turística Traveltino também continuou a ganhar impulso, alcançando, pela segunda vez, a designação 'High Riser' da SiteMinder, enquanto o DMC OTS Globe manteve a sua posição entre os 12 melhores.

Foto: George Milton no Pexels

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.