A conceção de luxo em hotelaria está a mudar, e a Quinta do Paral é um bom exemplo disso. Os dias de opulência e exagero estão a dar lugar a uma elegância discreta e sofisticada, substituídos pelo quiet luxury, conceito definido por um maior enfoque em produtos e serviços de qualidade que vão ao encontro das necessidades individuais e menos ao encontro da imagem ou estatuto que refletem. No Paral, a prestação de serviços é autêntica, personalizada e discreta e isso sente-se no exato momento em que fazemos o check-in.
A beleza dos detalhes
Fiquei num quarto com janelas a toda a volta e um terraço que se abria para um espaço exterior privado com vista para os jardins e vinhas. A decoração, tanto dos quartos como das áreas comuns, é de estética minimalista, privilegia os tons claros e terra, com móveis e comodidades de alta qualidade, incluindo, em todos os quartos, piso aquecido e uma máquina de café Miele, com café 100% arábico importado diretamente da Chapada Diamantina, Brasil, e torrado na Quinta do Paral.
Uma belíssima pintura a óleo do artista David Reis Pinto, representando vinhas velhas retorcidas, roubava a minha atenção sempre que entrava no quarto, mas foram os pequenos detalhes como a carteirinha em pele para guardar o cartão de acesso à habitação, semelhante a uma que tive na infância, que realmente me apaixonou. Afinal o quiet luxury é isso mesmo: personalização. Cada detalhe é trabalhado, sem exibicionismo, no sentido de construir uma ligação duradoura e autêntica com o hóspede.
Tão à vontade como em casa
Um serviço competente é fundamental na criação dessa relação duradoura. As necessidades dos hóspedes devem ser antecipadas e satisfeitas sem serem intrusivas, e na Quinta do Paral isto é bem compreendido, com uma aposta forte na formação do pessoal, na sua maioria, recrutado localmente.
Algumas “afinações” podem ser necessárias, mas o cuidado da equipa com o hóspede é evidente, resultando num ambiente acolhedor, descontraído e, acima de tudo, autêntico.
O hóspede deve sentir-se “tão à vontade como na sua própria casa”, diz-nos Filipe Simões, diretor-geral do hotel, que considera importante devolver o poder ao cliente, oferecendo-lhe algo que distinga a Quinta do Paral de todas as outras propriedades semelhantes no Alentejo.
Atividades podem ser organizadas no momento, dependendo do humor e da vontade do hóspede, que pode optar por fazer um piquenique, uma prova de vinhos ou uma aula de culinária numa cozinha topo de gama, onde vai conhecer a qualidade dos produtos locais e aprender as tradições gastronómicas alentejanas, mas também partilhar a sua própria experiência e tradições culinárias.
Passeios a cavalo, de bicicleta ou de barco no lago Alqueva, visitas às ruínas romanas de São Cucufate, assim como voos de balão de ar quente, são igualmente disponibilizados, tal como um serviço de transfers em avião privado, propriedade da quinta. O aeroporto de Beja está a poucos quilómetros de distância da Quinta do Paral e é uma mais-valia para quem quer exclusividade.
O hóspede que não abdica da sua rotina de exercício diário tem também à sua disposição um ginásio de última geração com equipamentos Technogym.
Os restaurantes e as vinhas
O The Estate Lounge, que fica em frente à piscina aquecida do hotel, serve refeições ligeiras durante todo o dia. De manhã é ali também servido o pequeno-almoço, recheado de guloseimas caseiras como pão, feito na propriedade, croissants, queijadinhas, fruta fresca, queijos e ovos ou panquecas preparadas na hora.
Jantar no Wine Restaurant é outra experiência memorável. Os pratos são confecionados com os melhores ingredientes locais e sazonais, e depois emparelhados com os excelentes vinhos da Quinta do Paral.
Resultado da estreita colaboração com o enólogo Luís Morgado Leão, foram preservadas nesta propriedade várias castas autóctones e implementadas práticas sustentáveis, que tornam a Quinta do Paral uma referência e uma paragem obrigatória no mapa do enoturismo português. Azeites excecionais são igualmente produzidos no local.
Por cima do restaurante, com uma vista deslumbrante sobre as vinhas, encontra-se o The Grape Rooftop, onde são servidos snacks e vinhos desde o final da tarde até à noite. A hora do pôr do sol é especialmente imperdível!
A Quinta do Paral é um hotel apenas para adultos (a menos que se reserve a propriedade para uso exclusivo), portanto a tranquilidade aqui é total. Ideal para quem precisa de desligar e descansar.
Foi uma estadia maravilhosa, recomendo muito!
O Sapo Viagens visitou a Quinta do Paral a convite do hotel e do Turismo do Alentejo
Comentários