A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo fica em Covas do Douro, no concelho de Sabrosa, a cerca de 120 quilómetros de distância do Porto e é um refúgio perfeito para uma escapadela numa das paisagens mais bonitas do país. Quem optar por conduzir pela A4, vai demorar cerca de 1h30 a chegar à Quinta, enquanto quem escolher a estrada N222 - uma das mais bonitas de Portugal - simplesmente não vai dar pelo tempo a passar.

Um pormenor curioso sobre a quinta é o facto de a mesma ser a famosa Quinta Nova das Pombinhas da Cat'rina e do pombal de São João. Segundo o livro “250 Anos de Histórias”, com autoria de José Braga-Amaral, os versos da célebre canção popular “As Pombinhas da Catrina” referem-se mesmo à Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.

Com 120 ha de terra, a quinta está referenciada desde a primeira demarcação pombalina em 1756 e a adega original é de 1764 enquanto a a casa senhorial com a capela data de 1765. Embora antiga e tendo sido propriedade da Casa Real Portuguesa, tornou-se numa "quinta nova" aquando da junção de duas quintas numa só. Desde 1999, toda a história deste lugar é vivida pela família Amorim.

Ficar alojado na casa senhorial da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo é sentir o ambiente de uma grande casa de família portuguesa, rodeada por uma das mais incríveis paisagens do país, não tivesse ela uma incrível vista para o rio Douro e para os socalcos que o acompanham. Existem 11 quartos e todos eles têm vistas sobre um enquadramento paisagístico de cortar a respiração. Os quartos estão decorados cuidadosamente com uma combinação perfeita de elementos tradicionais e contemporâneos, de forma muito elegante e aconchegante que nos faz sentir em casa.

Um dos locais mais fotografados da quinta é a sua piscina de borda infinita onde é possível dar mergulhos refrescantes e desfrutar da paisagem ao mesmo tempo. Se faz sucesso no Instagram durante o ano inteiro, é no verão que é verdadeiramente usada servindo como um refúgio para as temperaturas altas.

Conceitus Winery Restaurant 

A Quinta Nova tem um excelente restaurante, o Conceitus. De verão, as refeições são servidas no terraço exterior sendo possível ver o sol se pôr entre os socalcos do Douro, tornando a paisagem dourada digna de uma pintura. Aqui, o luxo é mesmo o ambiente familiar e intimista, a par de um serviço personalizado e repleto de sorrisos como manda a tradição de uma quinta vinhateira.

Sendo um espaço gastronómico vocacionado para o vinho, os dois menus de degustação - de três ou cinco momentos - foram pensados para harmonizar na perfeição com os néctares da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, criando combinações de sabores e experiências verdadeiramente memoráveis. O pequeno-almoço, recheado de sabores regionais e produtos frescos, é também servido no terraço, para que seja possível desfrutar da vista.

Visita guiada Adega e Wine Museum Centre Fernanda Ramos Amorim

A Quinta Nova tem um programa de visitas guiadas disponíveis, que permitem conhecer o ciclo do vinho, desde o momento em que as uvas são colhidas até ao engarrafamento. Além da visita pelos locais de trabalho e de criação dos vinhos, é possível visitar o Wine Museum Center Fernanda Ramos Amorim, nascido em 2017 e dedicado à história do vinho. Este museu, único no Douro, é resultado do sonho de Fernanda Amorim de preservar a memória das artes e ofícios tradicionais, dos hábitos e costumes quotidianos das gentes do Douro. O espólio único representa o ciclo produtivo do Vinho do Porto com mais de 500 peças dos séculos XIX e XX reunidas ao longo de vários anos pela própria Fernanda Ramos Amorim.

As Medidas de Segurança

Nos tempos em que vivemos, as medidas de higiene e segurança adoptadas pelos hotéis são um ponto essencial para que nos sintamos confortáveis durante a estadia. A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo adoptou todos os procedimentos necessários para que a nossa estadia decorresse sem preocupações. Além de serem mantidas as distâncias de segurança e existir controlo  da temperatura à entrada, a Quinta Nova disponibiliza também álcool gel, toalhitas desinfetantes e máscaras nos quartos, como parte dos produtos de higiene. Além disso, os horários de pequeno almoço são escolhidos previamente para evitar que o espaço fique lotado e, embora seja buffet, não é self-service, sendo os funcionários a manobrarem todos os alimentos para maior segurança.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.