Na antiga capital do Condado Portucalense, Coimbra, situa-se um lugar onde se representa, em pequena escala, o nosso país. Ao longo dos anos têm lá passado várias gerações, e todas elas ficam encantadas com os pormenores de cada escultura e da arquitetura ali exposta. O "Portugal dos Pequenitos" faz em junho 80 anos.

Com o aparecimento da pandemia covid-19 na Europa, o parque teve de encerrar as portas ao público. No entanto, recentemente, têm dado a conhecer várias casas tradicionais e explicado a sua história, através da página oficial do facebook @PortugaldosPequenitosOficial.

É em pequenos vídeos publicados todas as quartas-feiras, sob a rubrica “Um Minuto de História”, que são revelados edifícios típicos portugueses como, o Solar do Minho, o Solar do Douro, a Casa de Trás-os-Montes e a Casa da Beira Alta. Para já, prevê-se que as próximas a receber uma visita do público sejam o Solar de Lisboa, a Casa de Buarcos e a Casa do Algarve. Além destes vídeos, na página da rede social encontra também alguns desafios e curiosidades sobre Portugal.

Idealizado por Bissaya Barreto e Cassiano Branco, o Parque Coimbrense foi inaugurado em 1940 e divide-se em cinco áreas temáticas: o Portugal Monumental, onde se encontram os principais monumentos do país; os Países de Expressão Portuguesa, em que se representam costumes e monumentos dos países de Língua Oficial Portuguesa; o Portugal Insular, onde se observam os monumentos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira; as Casas Regionais, em que se mostram as casas tradicionais de todo o país; E por último, um espaço dedicado exclusivamente à cidade de Coimbra.

Este lugar mágico é sem dúvida um ponto a visitar no Centro de Portugal, que enriquece, não só histórica como culturalmente os seus visitantes, seja qual for a sua faixa etária. As miniaturas dão uma perceção de um país tão pequeno em território, mas tão grande e diversificado em cultura. Enquanto não pode fazer uma visita presencialmente, aproveite para dar uma espreitadela nos vídeos publicados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.