Férias com crianças: atividades e destinos para explorar

Escolher um destino de férias com crianças é sempre algo que envolve algum planeamento. Aqui encontra sugestões de destinos de férias com crianças, atividades e ainda dicas para que a viagem decorra sem percalços.

Dicas de viagens com crianças

Antes de se fazer à estrada, tenha em conta estas dicas e conselhos de segurança. Porque viajar com crianças é também uma responsabilidade, seja numa viagem longa ou em curtas distâncias, há atitudes que não deve descurar. Como, por exemplo, se viaja com crianças pequenas tenha a certeza de que a cadeirinha do carro está adequada à sua idade e peso.

Verifique, antes da viagem, que o seu carro tem a manutenção em dia para evitar acidentes ou ficar parado a meio da viagem. Também deverá ter uma mala de primeiros socorros, para qualquer eventualidade.

Saiba mais sobre Prevenção Rodoviária Infantil.

Durante o percurso, e principalmente se este for longo, já sabe que vai ouvir a tão esperada pergunta: “Já chegámos?”. Para que as crianças não se sintam aborrecidas até chegarem ao seu destino, faça alguns jogos com elas ou compre jogos de viagens.

Locais a visitar com crianças

Se vai viajar para o Porto…

livraria lello porto
créditos: Pixabay

Livraria Lello

A magia de Harry Potter sente-se ao entrar neste espaço único. Considerada uma das mais belas livrarias do mundo, a Lello é de visita obrigatória. Aqui encontra livros para pais e filhos, além de acolher eventos culturais.

Casa do Infante Museu

O seu nome deve-se ao facto de aí ter nascido Henrique, o Navegador. Aqui, as crianças vão ficar a saber mais sobre os principais marcos dos Descobrimentos. 

Museu dos Transportes e Comunicações

O museu tem como objetivo promover a compreensão do significado do papel desempenhado pelos transportes e pelas comunicações na sociedade. Para as famílias há várias atividades disponíveis, como um Peddypaper na exposição “Comunicar”, uma Sopa de Letras na exposição “O Motor da República” e, ainda, um Safari na exposição “Metamorfose de um Lugar”.

World of Discoveries

Este é um dos locais a visitar com crianças que não pode faltar na sua lista! Um museu interativo e Parque Temático que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido.

Casa da Música

Um lugar que já se tornou um símbolo da cidade e onde decorrem vários espetáculos. Para as famílias, há vários programas. Em julho, a “Maratona dos Violoncelistas” em que o som do violoncelo percorre vários espaços da casa. Ou para os mais pequeninos, “Grilis em Paris”, onde uma trupe de grilos continua a viver muitas aventuras.

Se vai viajar para Lisboa…

Lisboa
créditos: Pixabay

Ribeira das Naus

Para quem faz viagens com crianças, esta zona tornou-se de visita obrigatória em Lisboa, com a sua praia fluvial. Recentemente reabilitada, este espaço é ótimo para relaxar e passeios à beira rio. 

Oceanário de Lisboa

Considerado o melhor aquário do mundo duas vezes, em 2015 e 2017, aqui não vão faltar coisas para ver e fazer. Permite aos visitantes a proximidade com os oceanos e as diversas espécies.

Pavilhão do Conhecimento

É um museu interativo de ciência e tecnologia, onde as crianças podem não só visitar as diversas exposições que oferece como participar em algumas atividades.

Elevador da Bica

Experimente uma das viagens mais icónicas de Lisboa. Os miúdos vão adorar fazer este passeio íngreme, com o rio Tejo como pano de fundo.

Se vai viajar para o Sul…

crianças piscina
créditos: Pixabay

Slide & Splash

Parque aquático em Lagoa, onde as crianças de todas as idades encontram uma diversão à sua medida. Escorregas, piscinas, espetáculos de aves, entre outros, fazem as delícias dos mais pequenos mas também dos pais.

Centro Ciência Viva do Algarve, Faro

Aos sábados à tarde há oficinas das Ciências para maiores de 12 anos e famílias, onde em conjunto vão descobrir muitas coisas sobre ciência e tecnologia.

Torre de Tavira

Quem não gosta de subir às alturas e admirar as vistas bem lá do alto? A Torre oferece a mais deslumbrante e privilegiada vista sobre a cidade, uma viagem de 360 graus sobre o património histórico-cultural de Tavira. 

Kartódromo Internacional do Algarve

Ser piloto por um dia é como certeza um sonho para qualquer criança. Se vai viajar com crianças, nestas férias leve os seus filhos ao Kartódromo para momentos de adrenalina. Também há pistas para crianças até aos 6 anos de idade. Por isso, todos podem sentar-se atrás do volante!

Navio Pirata Santa Bernarda

Num navio digno de um pirata, toda a família vai adorar este passeio pela costa e grutas do Algarve. A "Santa Bernarda" sai do "Cais Vasco da Gama", perto do Clube Naval de Portimão. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.