Georges Eugène Haussmann foi responsável por iniciar uma corrente de reformas que mudaria a estética de Paris na década de 1850. O antigo político queria que capital francesa tivesse uma arquitetura mais unificada, com avenidas largas, belos parques e jardins, ou seja, é graças a ele que Paris tem a forma que nós conhecemos atualmente, tornando-se um marco de referência para outras cidades espalhadas pelo mundo.

Um exemplo dessa transformação também foram as portas, cujos estilo balança entre a Art Déco, com formas retas, cruas e simétricas, para a Art Nouveau, mais curvilínea, influências orientais, cores, mas também com desenhos orgânicos, como flores, folhas. Tudo acompanhado de estruturas metálicas.

Sejam parisienses ou turistas, há quem imortalize estes elementos arquitetônico ao publicar nas redes sociais para afirmar que Paris é muito mais do que a Torre Eiffel ou o Museu do Louvre.Uma das contas que com mais seguidores e mais publicações sobre este tema é o Doorways of Paris. Veja na fotogaleria abaixo alguns dos exemplares mais belo da Cidade-Luz.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.