Não, nunca concretizámos nenhum projecto de percorrer África de norte a sul. Pelo menos, ainda! E a verdade é que, até ao ano de 2013, os únicos países africanos que tínhamos visitado tinham sido Marrocos e Egipto. Mas a partir de então decidimos que íamos dedicar mais atenção ao continente africano. Em viagens mais curtas ou mais longas, começámos a descobrir essas terras que exercem fascínio sobre todos aqueles que nele viajam e o exploram, de forma independente, mas também viajando em grupo.

Em particular, resolvemos experimentar uma modalidade de viagem que nunca tínhamos considerado, a de overland. Nesta forma de conhecer novos destinos, viaja-se em grupo mas retém-se algumas das características de viajar por conta própria. Partilha-se um meio de transporte, normalmente um camião adaptado para transportar pessoas, e os acampamentos onde se pernoita. É uma excelente forma de conhecer outros viajantes, e de visitar lugares que, por conta própria, seriam muito mais caros, como por exemplo os parques de vida selvagem.

Na passagem de ano de 2014/2015, rumámos ao Quénia e Tanzânia, onde conhecemos de perto Kibera, o maior bairro de lata de África, na cidade de Nairobi, e depois nos embrenhámos no mato africano para explorar os Parques Nacionais de Nairobi, no Quénia, e de Serengeti, na Tanzânia, e ter o nosso primeiro contacto com a vida animal selvagem no continente africano.

No Verão de 2015, decidimos explorar o sul de África e descobrimos os encantos da África do Sul, com a sua história recente de apartheid e de luta pela paz e união e onde visitámos o maravilhoso Parque Nacional Kruger, o maior de África; da Namíbia, com a sua imensidão de terreno árido e desértico e paisagens hipnotizantes, assim como o singular Parque Nacional Etosha; do Botswana, um oásis de desenvolvimento regional e onde os elefantes reinam no Parque Nacional Chobe; e do Zimbabué, onde terminámos a viagem junto das majestosas Quedas de Água de Vitória.

Escrevemos sobre as nossas viagens em overland por África no nosso blogue, Viajar entre Viagens.


Se gosta dos nossos artigos siga-nos no FacebookYoutube ou no Instagram. Gostávamos de ter a sua companhia. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.