Samotrácia ou Samothraki como lhe chamam os gregos, é uma ilha na costa da Trácia, que encanta os visitantes com as suas montanhas, praias e belas piscinas naturais. No verão, enche-se de turistas à procura de um lugar para nadar e se refrescar. É um paraíso para quem gosta de caminhar na natureza, fazer mergulho e visitar sítios arqueológicos.

Santuário dos Grandes Deuses

Remonta à antiguidade a fama de Samotrácia. Era nesta ilha que se encontrava o Santuário dos Grandes Deuses, um dos poucos santuários do mundo grego onde se realizavam cerimónias de iniciação. 

Os rituais sagrados eram secretos e até hoje pouco se sabe sobre estes procedimentos, mas reza a lenda que foi aqui, durante a sua iniciação nos mistérios, que o Rei Filipe II da Macedónia e a Princesa Olímpia, pais de Alexandre, o Grande, se conheceram.

O Santuário que data da Idade do Bronze sobreviveu a muitas provações. Foi destruído por guerras e tremores de terra e várias vezes foi reconstruído, mas acabou por ser gradualmente abandonado quando o cristianismo se transformou na religião oficial do país.

A incrível estátua “Vitória Alada”, atualmente exposta na escadaria do Museu do Louvre, em Paris, foi encontrada neste templo e corresponde a uma das principais divindades adoradas pelos peregrinos que na antiguidade vinham até Samotrácia.

Uma visita às ruínas do templo e aos vestígios da antiga cidade grega de Paleopoli pode (e deve) ser complementada com uma passagem pelo pequeno Museu Arqueológico de Samotrácia.

Samotrácia
créditos: Visit Greece

Praias 

A costa de Samotrácia abriga enormes extensões de areias douradas, banhadas por um mar de cor azul profundo e águas cristalinas. São famosas as suas praias de Kamariotissa, Vatos, Kipos e Fonias, mas a mais popular entre os visitantes é a  praia de Pachia Ammos, por ser a única acessível de carro, as outras só se conseguem visitar de barco. 

A praia de Pachia Ammos faz parte da rede "Natura 2000” e fica no sul da ilha de Samotrácia, aninhada entre duas falésias que a abrigam do vento. Tem um areal grande com cerca de 800 metros e de lá pode se avistar até a Turquia.

Mais turística do que as outras praias da região, no verão Pachia Ammos tem guarda-sóis, espreguiçadeiras, caiaques e gaivotas que pode alugar durante o dia.

Samotrácia
créditos: Giovanni Rinaldi/Adobe Stock

Cascatas e piscinas naturais

As “vathres” ou piscinas naturais são uma das atrações principais da ilha. Resultam dos inúmeros rios que correm por Samotrácia, nascem na Serra de Saos e desaguam no mar. São mais de cem as piscinas e cascatas que aqui podemos encontrar, mas as que fazem mais sucesso entre os turistas são as que são formados pelos rios Fonias e Tsivdogiannis, perto de Therma.

Quem preferir lugares menos movimentados, pode fazer uma das várias caminhadas que percorrem as “vathres” e descobrir por conta própria as maravilhas naturais que a ilha tem para oferecer. 

Há trilhas para todos os graus de dificuldade e a maioria tem o seu ponto de partida perto da vila de Therma.

Nos rios Arapis, Platia e Agistros (no lado norte) e em Xiropotamos (no sudoeste da ilha) também se encontram muitas piscinas naturais e quedas de água.

Na foz do rio Fonias encontra-se uma das melhores trilhas de Samotrácia. É uma caminhada fácil de cerca de 30 minutos, através de uma floresta de plátanos, até à primeira “vathra” — Kleidosi —, considerada por muitos a mais bonita piscina natural e cascata da ilha.

Como visitar

A Ilha de Samotrácia não tem aeroporto, mas de Atenas há voos regulares para Alexandroupoli (AXD), o aeroporto mais próximo. Alexandroupoli, por sua vez, tem um ferry que faz diariamente, a ligação a Kamariotissa (porto de Samotrácia). 

Para mais informações sobre a Ilha de Samotrácia consulte o seu site oficial.

Samotrácia
créditos: Wikimedia Commons John Melekidis - https://web.archive.org/web/20161025040545/https://www.panoramio.com/user/11940?with_photo_id=72716180

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.